segunda-feira, 23 de maio de 2011

TAMBORES

Em agosto de 2005, na Barra do Jucu, Jura Fernandes (guitarrista), Vinícius Gáudio (percussionista), Piriquito (percussionista) e Augusto Bonadiman (tecladista) haviam deixado a banda "Casaca" (banda com grande repercussão no Brasil, auge em 2002 contratada pela Sonymusic). Formaram um outro grupo que tem mais a ver com a personalidade musical de cada um deles e a busca constante do verdadeiro som capixaba. Convidaram então os amigos David Leão (vocal e violão) e Daniel Calazans (baixista), músicos que tocavam em outras bandas, mas freqüentadores das rodas de congo, e moradores da Barra do Jucu. 
A afinidade foi natural, depois de alguns ensaios e a procura de um nome que refletisse toda a magia do congo onde um tambor forte e grave leva os outros por todos os cantos da Barra. O nome chegou fácil, Tambor do ES ou TamborES. A partir daí a banda "TamborES" inicia os trabalhos com muita vontade e garra. 
Diversificar é a palavra de ordem da banda TamborES, que está na estrada desde 2005 mostrando as belezas dos ritmos de nossa terra, com ênfase no da casa, o congo. Com uma identidade forte, os rapazes incentivam a cultura e a preservação do meio ambiente através de um som moderno e que reflete temas do nosso cotidiano.
A banda traz na bagagem influências de estilos como o rock, reggae, pop, música eletrônica e o samba-rock, e agora, seus integrantes Augusto Galvêas (teclado), Junior Batera (bateria e percussão), Jack Daniel (guitarra), David Leão (vocal), Godoy (baixo) e Julho Poeta (percussão) se preparam para um novo passo em uma carreira já consagrada no Espírito Santo: atravessar as fronteiras capixabas e levar um som contemporâneo para fora do Estado. Eles estão na estrada desde o final de 2005, e a partir daí, fazem seu som com o propósito de renovar o cenário musical capixaba. E baseados nessa idéia, Augusto Bonadiman, David Leão, Jack Daniel, Julio Poeta e Giacomo Lourenço e Junior Batera, realizam um trabalho que trás nas melodias a influencia do reggae, pop, música eletrônica e o samba-rock, mas sempre com a presença dos tambores regionais.
Augusto, Vinícius Gáudio, Jura Fernandes e Piriquito haviam deixado de fazer parte da banda Casaca, de grande repercussão no cenário musical capixaba. A partir daí, buscavam unir um som à personalidade de cada integrante e para isso, convidaram os amigos David Leão e Daniel Calazans para fazerem parte da nova família que se formava.
Durante os ensaios, a afinidade foi surgindo de forma natural e imediata, comprovando o nascimento de uma nova vertente da arte local. O segundo passo foi procurar um nome para a banda, que deveria refletir a magia do congo e o som dos tambores da Barra do Jucu, onde os rapazes começaram.
Com esse objetivo, eles batizaram a banda de TamborES, e a partir daí, a garra e a vontade marcam a trajetória do músicos.
Um dos objetivos do trabalho da TamborES é o desenvolvimento da identidade cultural do Espírito Santo. Dessa forma, eles tomam como base de sua música as bandas de Congo, que fazem parte do folclore e da cultura local.
Com essa idéia, os integrantes da banda desmistificam o conceito de “atraso e dependência cultural”, que muitas vezes é atribuído ao Estado devido ao seu amplo acervo de tradições culturais.
Toda essa diversidade vem da mistura de origens e culturas, que na verdade, é o que marca a nossa identidade. A miscigenação é inevitável e faz do Espírito Santo um Estado rico em tradições culturais.
Em novembro de 2007, o município canela-verde passou a contar com a Lei Vila Velha Cultura e Arte, que incentiva a produção cultural não só do município, mas de todo o Espírito Santo, auxiliando em diversas áreas do setor artístico capixaba. E é com o apoio da lei que o grupo deu mais um passo e lançou seu primeiro CD, “No Mangue Na Mata”, disponibilizando um trabalho sério e de qualidade que vem para renovar o cenário musical ao qual estamos acostumados.


COMPONENTES FUNDADORES:
Jura Fernandes (guitarra)
Augusto (teclados)
Vinícius (tambores e percussões)
Piriquito (caixa e percussão)
David Leão (voz)
Daniel Calazans (baixo)

COMPONENTES ATUALMENTE:
Augusto Galvêas (teclado)
Junior (bateria e percussão)
Jack Daniel (guitarra)
David Leão (vocal)
Godoy (baixo)
Julho Poeta (percussão)



DISCOGRAFIA:
(2007) CANÇÃO DE NINAR (EP)









(2008) NO MANGUE NA MATA














SITES:


CONTATO:
Junior - (27) 3311-5776 ou (27) 9274-6118
Augusto Galvêas: (27) 3244-7115

Nenhum comentário:

Postar um comentário