terça-feira, 24 de maio de 2011

CHAMA CHUVA

Eles não nasceram em berço de ouro, mas sim no berço do forró. E é por isso que ninguém consegue ficar parado ao ouvir as canções do CHAMA CHUVA, grupo formado na vila Dunas de Itaúnas, município de Conceição da Barra, no Estado do Espírito Santo e que virou referência nacional.
Após ter passado a infância nadando e pescando nos rios, subindo dunas e vivendo os incansáveis ciclos de alternância entre a exuberância do verão e o recolhimento do inverno, Giovani, Waguinho, Dil e Toninho despertaram para a musicalidade junto com o adolescer. O músico Toninho, que tocava sanfona, anos mais tarde saiu da banda. Hoje, músicos no caminho da consagração pelo grande público das capitais, vêem o resultado da criação itaunense se consolidar no nome do CHAMA CHUVA. A eles se juntaram o sanfoneiro Rodrigo, Samy no violão solo e, mais recentemente, Eduardo Pontes, no baixo e Guto Padovani, na bateria.
Os dois primeiros CDs - Cativeiro Coração e Forró Manhoso - foram acolhidos carinhosamente principalmente pelo público capixaba, paulista e mineiro. "Para nós ir a Conceição da Barra, cidade mais próxima à Vila de Itaúnas, era uma viagem e hoje ganhamos o mundo”, diz o vocalista do grupo. Waguinho concorda e lembra: "Itaúnas é tudo pra gente. Nossa terra sempre foi palco para outras bandas, até que chegou nossa vez".
O primeiro disco da banda foi lançado de forma independente em 2001 e vendeu cerca de 60 mil cópias, o que despertou o interesse da gravadora EMI, com a qual assinaram contrato e relançaram o disco com nova produção no ano seguinte. Esse CD teve como destaque as músicas "Samarina"; "Toque de fole", "A novidade"; "Convite a Itaúnas", "Mania de brincar"; "Arrastando chinelo", Instrumental e "Feliz com você".
Em 2003, a banda lançou o CD "Forró Manhoso", com as músicas "Mulher nenén"; " Xote do vento", "Bate o zabumba"; "Perdido de amor"; "Mulher comprometida"; "Forró Manhoso"; "Canção ao mar"; "Volta e meia"; "Tudo por você"; "Veja como estou amor"; "Sem chance"; "Forró melhor"; "Sem amor não há"; "Menina de Itaúnas" e a instrumental "Tudo por você". Nesse ano, a banda participou do Terceiro Festival Nacional de Itaúnas que reuniu nomes como Osvaldinho do Acordeom, Severo, Jadiel Guerra, Trio Virgulino, Trio Xamego e Os Três do Nordeste.
Manter vivo e nas paradas de sucesso um dos mais tradicionais e legítimos ritmos musicais brasileiros foi a missão assumida por esses jovens integrantes em seu terceiro trabalho intitulado Na Asa do Vento, lançado em 2004. Este trabalho foi tão bem sucedido que os rendeu uma turnê de sucesso nos Estados Unidos. “Sentimos que conseguimos levar aos brasileiros residentes nos Estados Unidos a alegria e emoção do nosso ritmo brasileiro”, garante Giovani.
O CHAMA CHUVA já recebeu as bênçãos dos mestres Dominguinhos, participação especial no CD Forró Manhoso, Gilberto Gil, que emprestou duas de suas canções: A Novidade, do CD Cativeiro Coração e Mulher de Coronel, do disco Na Asa do Vento. Além disso, esses meninos de Itaúnas conquistaram diversos prêmios, dentre eles o TV Vitrine Show, como melhor banda de forró, em 2000; Troféu Xodó Carioca, como destaque na categoria o forró, em 2002 e ainda, consecutivamente, em 2006 e 2007, o Prêmio Mineiro da Música Independente.
O CD Se ajeita, Mariana!, de 2008, chega agora ao público mostrando o CHAMA CHUVA numa fase de maior maturidade e entrosamento, um casamento perfeito entre os integrantes e os músicos acompanhantes. O resultado se percebe na qualidade dos arranjos, nas letras, melodias e no swing que valoriza ainda mais a sensualidade do forró, criando um ambiente totalmente propício para quem gosta de dançar coladinho. A faixa que dá nome ao CD tem a participação mais que especial de Enok Virgulino, interpretando junto a Giovani essa divertida canção em homenagem às “complicadas” mulheres.
O novo trabalho também traz a reboque a responsabilidade de repetir o sucesso dos discos anteriores e manter o CHAMA CHUVA na lista dos mais vendidos do forró brasileiro.
A história que começou em Itaúnas/ES há nove anos e alçou vôo definitivo em Minas Gerais, São Paulo e Brasília agora quer conquistar você. Seja bem vindo nesta viagem! O CHAMA CHUVA tem um lugar especial reservado para você.


COMPONENTES:
Giovani (violão e voz)
Dil (zabumba)
Waguinho (triângulo e percussão)
MÚSICOS DE APOIO:
Rodrigo (sanfona)
Samy (violão solo)
Eduardo Pontes (baixo)
Guto Padovani (bateria)











DISCOGRAFIA:
(2000) CATIVEIRO CORAÇÃO
O CD "Cativeiro Coração", foi lançado de forma independente no ano de 2000, mas devido ao grande sucesso de vendas, a gravadora EMI, reelançou no ano de 2001, e divulgou a banda Chama Chuva para todo o Brasil.
01 – Cativeiro Coração
02 – Forró de Itaúnas
03 – Toque de Fole
04 – Pra Te Conhecer Melhor
05 – Um Pouquinho De Você
06 – Samarina
07 – Convite a Itaúnas
08 – A Novidade
09 – Mania de Brincar
10 – Arrastando Chinelo
11 – O Bicho Que Mata O Homem
12 – Feliz Com Você


(2001) CHAMA CHUVA
É um single, lançado pela gravadora EMI, com a música Samarina.
01-Samarina














(2001) A NOVIDADE
É um single que foi lançado para as rádios poderem divulgar o trabalho do Chama Chuva.
01-A novidade
02-Samarina



(2001) CHAMA CHUVA
01 Cativeiro Coração
02 Samarina
03 A Novidade
04 Esse Bicho Mata
05 Forró De Itaúnas
06 Toque De Fole
07 Pra Te Conhecer Melhor
08 Um Pouquinho De Você
09 Convite A Itaúna
10 Mania De Brincar
11 Arrastando Chinelo
12 Feliz Com Você



(2003) FORRÓ MANHOSO
Esse é o segundo CD do Chama Chuva, uma banda formada pelos meninos de Itaúnas, que teva a chuva como brinde durante a sua primeira apresentação, por isso o nome. A concepção da capa, ficou a cargo de um artista chamado Paulo Leonardo, que confeccionou todos os bonequinhos, especialmente para esse disco. Participação especial de Dominguinhos, na faixa “Volta e meia” de Dominguinhos e Clodô. Produção musical de Eraldo Trajano (Lau), sanfonas de Ratinho, Dominguinhos e Enok Virgolino, destaque para a regravação em ritmo de xote “Perdido de amor” de Edson Gomes.
01 Mulher Nenén
02 Xote Do Vento
03 Bate O Zabumba
04 Perdido De Amor
05 Mulher Comprometida
06 Forró Manhoso
07 Canção Ao Mar
08 Volta E Meia
09 Tudo Por Você
10 Veja Como Estou Amor
11 Sem Chance
12 Forró Melhor
13 Sem Amor Não Há
14 menina De Itaúnas
15 Tudo Por Você – instrumental


(2004) NA ASA DO VENTO
Direção artística de Eraldo Trajano (Lau), que também gravou baixo em parte das faixas, acordeons de Ratinho, zabumba de Dil, destaque para a regravação de “Mulher de corone” de Gilberto Gil.
01 Morena não se vá (Herbert Azul)
02 Mulher de coronel (Gilberto Gil)
03 Amor sem limite (Chico Pessoa)
04 Bela natureza (Geraldo Lima)
05 Fogo de queimar (Rogério Rangel)
06 Filó (Neo Pi Neo)
07 Xamego doce (Giovani Calmon)
08 Samaricota (João Silva)
09 Vem dançar (Marquinhos Mosquera – Rudolph)
10 Dance bem (Geraldo Lima – Paulo Matos)
11 Não chora, não chora não (Petrúcio Amorim)
12 Teu menino (Herbert Azul)
13 Eu e meu amor (João Silva)
14 Paixão perdida (Dil – Nara)
15 Sonhando em Itaúnas (João Libório – Enok Virgolino)


(2008) SE AJEITA, MARIANA
01 Se ajeita, Mariana
02 Baião pra ela
03 Pra ela
04 Ninguém dessata esse nó
05 O sucesso da Zefinha
06 Linha do Equador
07 Um sonho de verão
08 Pra você gostar
09 A você mineira
10 Feliz com você
11 Pobre sanfoneiro
12 Linda
13 Vem morar comigo



OUTROS SONS:
CHAMA CHUVA AO VIVO


SITES:

5 comentários: