domingo, 29 de maio de 2011

MOXUARA

O grupo Moxuara nasceu no inverno de 1991. Participou de vários festivais e tem quatro CDs gravados: “Quarto Crescente”, lançado em 1991, traz em suas canções toda a beleza da natureza cantada em versos.”Pontos e Nós” nasceu em 1999, trazendo canções que falam da cidade, do campo e de sua gente com seus sentimentos, hábitos e valores.
“Musiculturarte”, CD-Livro lançado em 2002 como fruto do programa com o mesmo nome, apresenta vozes e ilustrações de 150 crianças das mais de cinco mil envolvidas no programa até aquele ano. Depois de semear, em 2003, chegou o “Tempo de Colher”.

O mais recente trabalho do grupo traz melodias e arranjos que ornamentam vários temas sociais e prova, definitivamente, que é possível se urbanizar sem perder a raiz e amadurecer sem perder a identidade.
O Moxuara realizou variados shows ao longo de sua história e já dividiu palco com grandes nomes da música popular brasileira como Xangai, Pereira da Viola, Chico Lobo, Saulo Laranjeira e Geraldo Azevedo, além de fazer abertura de shows de nomes consagrados como Alceu Valença, Zélia Duncan, Almir Sater, Pena Branca, Zeca Baleiro e Guilherme Arantes.
Musiculturarte é uma ação que nasceu na base da educação, cresceu com a experiência prática das escolas, e se consolidou junto à comunidade escolar, onde adquiriu consistência e fundamentação teórico-metodológica. Trata-se de um programa pioneiro e inédito em seu formato, pois utilizando o caráter informativo das letras e a melodia de suas canções, o Moxuara faz da música um recurso altamente estimulante para o crescimento e do aprendizado transdisciplinar.
Com dezenove anos de existência, são aproximadamente 200 escolas conveniadas, 3.900 professores capacitados e mais de 180 mil alunos envolvidos diretamente no programa. Na prática, uma troca de experiências e resultados que promovem espetáculos surpreendentes.
Comemorando vinte anos de carreira, o Moxuara se “Aventura” em nova jornada com o lançamento do seu quinto CD de carreira. O título do novo trabalho leva o ouvinte a uma “Aventura” musical sonora e repleta de nuances, que vão desde o formato pop da música que dá nome ao CD, até às mais distantes lembranças da musicalidade brasileira, com a regravação de Folia de Reis,de Arnold Rodrigues e Chico Anísio, Acontescências de Claudio Nucci e Flor D’água, de Waltinho e Roberto Andrade (Banda de Pau e Corda),  além é claro, das composições do próprio grupo, com o estilo já conhecido pelo público. O CD “Aventura” traz melodias de viola caipira, marcadas pelo ritmo e pelos efeitos percussivos dos tambores de congo e congada, de mar abaixo, com destaque para a música La Tierra de los sueños, de Flávio Vezzoni, onde acontece a junção entre a música de raiz andina boliviana e os ritmos brasileiros.

Estão presentes também, influências da música popular, erudita e regional, os ritmos afro-brasileiros, instrumentos alternativos e expressões regionais da linguagem popular , enriquecidos por temas que trafegam entre o rural e o urbano.
O MOXUARA neste novo CD, ressaltando sua verve regionalista, apresenta uma musicalidade que extrapola as exigências de mercado e vem para cantar e encantar seres de qualquer idade de qualquer origem e em qualquer ambiente em que se encontre. O CD “Aventura” traz uma visão artística que se funde em uma teia de solidariedade, com mensagens alusivas à preservação da vida que vale a pena conferir!


COMPONENTES:
Flávio Vezzoni
Nasceu no pequeno distrito de Dois Irmãos, situado no município de Anchieta (ES), onde viveu a maior parte de sua infância. Obedecendo a um trajeto comum de tantos brasileiros, que abandonam o campo seduzidos pelo "futuro promissor da vida na cidade", filho de trabalhadores rurais (meeiros), mudou-se junto com as cinco irmãs e os quatro irmãos, indo morar nas proximidades da capital do Espírito Santo. Enquanto estudava e trabalhava com o pai e os irmãos mais velhos, ia desenvolvendo o gosto pela música, conseguindo com esforço adquirir seu primeiro violão aos quinze anos de idade. A música chegava para ficar. Entre os anos de 1980 e 1990, cursou um ano e meio de filosofia num semi-internato católico, atuou nos movimentos populares (Cebs, movimento estudantil, sindical, etc.) e trabalhou como escriturário e bancário para poder concluir seus estudos na faculdade de história da Universidade Federal do Espírito Santo. Nesse período começou a compor suas primeiras canções. No ano de 1991 juntou-se a um grupo de amigos para participar pela primeira vez de um concurso de música. Mais tarde este mesmo grupo passaria a se chamar Grupo Moxuara.

Marcos Côco
Marcos Antônio Côco, nascido em Afonso Cláudio (ES) além de receber influência musical do pai, dos tios e do irmão mais velho (todos, de alguma forma, possuíam e/ou tocavam instrumentos musicais em casa, na rua, no bar, etc.), manteve contato com a música desde cedo (ainda criança, já participava do coro da igreja). Trabalhava com o pai e, nos fins de semana, acompanhava a roda de violões e cavaquinho que até hoje se junta na praça da cidade para recordar os mais consagrados chorinhos da música popular brasileira. O cavaquinho, aliás, foi o instrumento responsável pelos primeiros acordes de Marcos e quem lhe rendeu o carinhoso apelido de cavaco, como é conhecido por muitos na sua cidade natal. Aos vinte anos mudou-se definitivamente para Cariacica onde, influenciado pelo irmão mais velho, desenvolveu a técnica da guitarra elétrica e do violão. A partir de então passou a ganhar a vida tocando em bandas e trabalhando como músico em casas noturnas. Ingressou no GRUPO MOXUARA em 1994 e é, hoje, um dos grandes responsáveis pelo amadurecimento técnico do conjunto.

Paulo Cesar
Paulinho nasceu em Campo Grande, Cariacica (ES), onde vive até hoje, e passou sua infância indo à igreja e jogando bola na rua do Correio, Paulinho parece um daqueles mineirinhos que devagar sabem muito bem chegar aonde querem. Com seu jeito tímido e tranqüilo, ele é o engenheiro de som que virou componente. Começou a trabalhar ainda em Campo Grande, com manutenção de aparelhos de som, e logo se tornou técnico de gravação, quando o Scalla Studio, o mais  antigo Estado, ainda estava em Jardim América, Cariacica. Lá conheceu bandas como Thor, Porão 22 e Labaredas. Foi o Grupo Moxuara quem o procurou, para que produzisse sua primeira fita demo, com a qual o grupo participaria do Projeto Via Fafi, em 1995, com a música "Poesia". De lá para cá, Paulinho trabalhou como técnico na gravação dos quatro trabalhos do grupo, "Quarto Crescente, Pontos e Nós, Musiculturarte e Tempo de colher". Construiu com eles uma amizade que rendeu sua estréia como componente do grupo, nas vésperas do lançamento do segundo trabalho, em 1999. Assumiu o contrabaixo no lugar de Roger Nascimento. Aprendeu a tocar o instrumento na mesma época em que estudou harmonia musical e violão na Escola de Música do Espírito Santo.


DISCOGRAFIA:
(1991) QUARTO CRESCENTE













(1999) PONTOS E NÓS













(2002) MUSICULTURARTE













(2003) TEMPO DE COLHER


(2011) AVENTURA
01-Aventura
02-Acontecência
03-Casa de Barbante
04-Flor D'Água
05-Toada na Boca da Mata
06-Travessias
07-Folia de Reis
08-Prata de Estrela
09-Sereia
10-Alice
11-La Tierra de los Sueños
12-Sina de Cantador



MÚSICAS:
Fim da História




VIDEOGRAFIA:
(2013) AVENTURA AO VIVO















VÍDEOS/CLIPES:




SITES:




CONTATO:
GRUPO MOXUARA PRODUÇÕES ARTÍSTICAS LTDA
Luis Guilherme: (27) 9979-9236
Luis Côco: (27) 9273-1390




4 comentários:

  1. Sou uma admiradora da música regional de boa qualidade. Conheci O Moxuara, e não consigo mais separar as minhas preferências musicais do trabalho fantástico desses músicos maravilhosos!!!Que pena a mídia não divulgar esses meninos e ttos outros q estão por aí e nem sequer conhecemos! Abraços carinhos da fãzoca de vcs!

    ResponderExcluir
  2. Como comprar?
    Estou assistindo o Sr Brasil e estou encantada

    ResponderExcluir
  3. Sou professor da Rede Pública Municipal de Vitória e desde 1996, fã de carteirinha do gruo Moxuara. No ano de 2000, participei do Projeto Musiculturarte com meus alunos da Escola Eliane Rodrigues dos Santos , na Ilha das Caieiras e me lembro do quão encantadas ficaram nossas crianças com o projeto. Gostaria de ver mencionado o trabalho do professor Elias que era integrante da banda e que fez um trabalho brilhante de percursionista com os alunos além de ser também professor de História d a PMV.

    ResponderExcluir