sexta-feira, 13 de maio de 2011

AROLDO SAMPAIO

Aroldo Sampaio, cantor, compositor e guitarrista. Nasceu na cidade de Cachoeiro de Itapemirim/ES. É primo do cantor e compositor Sérgio Sampaio.
Começou a se apresentar em casas noturnas na década de 1980.
Na década de 1990 integrou, como guitarrista, o grupo João Moraes & A Patuleia, da cidade de Cachoeiro de Itapemirim, com o qual fez apresentações em casas noturnas da cidade do Rio de Janeiro.
Em 2001 lançou o primeiro CD solo intitulado "Não música para você esquecer", no qual foram incluídas composições própria e uma regravação de "Viajei de trem", de Sérgio Sampaio.
No ano de 2007 "Haja palavra para o que eu não digo", disco instrumental no qual interpretou diversas músicas de sua autoria, entre as quais "Crássico é crássico e vice-versa (com coro de crianças da cidade de Cachoeiro de Itapemirim), "Pancadaria Futebol Clube", "Uma gangorra para dois", "No money, no money" e "Gato para dois".
Aroldo Sampaio já tocou com as bandas João Moraes e a Patuléia, Stonehenge, Bandéia e com as cantoras Marcela Lobbo e Denise pontes. Compõe trilhas para documentários, acompanhou músicos no Festival de Alegre (2º lugar em 2003) e tem tem três CDs lançados:
“NÃO MÚSICA PARA VOCÊ ESQUECER”, “SOMEWHERE OVER THE BLUES” e o novíssimo “HAJA PALAVRA PARA O QUE EU NÃO DIGO”.
Com a banda João Moraes e a Patuléia apresentou-se no Programa do Jô e no Altas Horas; gravou um clip da música “Medo” com o humorista Bussunda.
Junto à banda Stonehenge, de cover rock, tocou nos mais importantes palcos do Estado (eventos).
Apresentou com Marcela Lobbo o show “Em Ritmo de Aventura” com músicas de Roberto Carlos no encerramento do Vitória Cine Vídeo e o lançamento do CD da cantora Denise Pontes, no teatro Carlos Gomes.
Em 2004 compôs a trilha sonora do documentário Doc TV I, Brasil Imaginário - "Viagem Capixaba, Um Olhar de Rubem Braga e Carybé. Hoje", Dirigido por João Moraes, exibido em rede nacional pela TV Cultura. Em 2005 compõe a trilha para os especial de TV "Caminho das Águas", e, em 2006, "Entre Pedras e Pássaros.
Suas composições são executadas no programa “Em Movimento” e pela TV Gazeta Sul.
A música “Aquela vinheta que vc me pediu” do segundo CD faz parte do cd Moqueca Capixaba, uma coletânea no formato mp3 com várias bandas do Espírito Santo e a música “Cebolinha Song” do primeiro CD faz parte do projeto Portal Música do Espírito Santo o (musicaes), projeto este que resultou em uma coletânea com quatro CDs e um DVD que mostram um panorama da música do Espírito Santo.


RESENHAS:
Aroldo Sampaio esbanja frases criativas e procura ir além do blues. Ele realiza o que propõe de forma competente, utilizando-se deste estilo para mostrar suas músicas instrumentais que extrapolam a atmosfera usual do blues...conseguindo timbres impressionantes e as atmosferas ideais para as histórias que canta.”Ricardo Vital – Guitar Player (setembro 2007, n° 137)
“...O guitarrista capixaba conseguiu em doze faixas traduzir o blues para uma roupagem bastante autêntica e moderna...No final das contas, não é difícil constatar que basta um pouco de sensibilidade para enxergar que a soma dos mínimos detalhes pode transformar idéias em grandes canções.”André Spera – Cover Guitarra(agosto 2007,nº152)
“Aroldo Sampaio improvisa e inventa à vontade no curioso disco Não Música Para Você Esquecer” Antônio Carlos Miguel - jornal O Globo.
“Até que enfim alguém grava, de maneira totalmente independente, um cd-manifesto contra toda estética padronizada pelo Pro Tools e a enxurrada de plug-ins. Gravado em apenas oito canais, com centenas de boas idéias criativas, esse disco é um dos trabalhos mais legais e instigantes dos últimos tempos. Se você tem a mente e os ouvidos abertos e não tem preconceito, esse cd vai ser uma descoberta incrível.” André Martins - Cover Guitarra.
“A guitarra nem chega a ser a atração principal das músicas. O destaque dado à bateria, órgão ou qualquer outra coisa, mostra que um disco de guitarrista não precisa ser extremamente cheio de solos. A colagem de varias idéias é o que funciona.” Vitor Lopes - International Magazine.
“É um ajuntamento brutal de boas idéias, riffs, eletronices e novas invenções guitarrísticas, como faz tempo não se vê no Brasil...Aaah ,sim, Aroldo nasceu na mítica Cachoeiro de Itapemirim-ES, é primo da entidade Sergio Sampaio e gravou “Viajei de trem” (do disco “Eu quero botar meu bloco na rua”) em versão roquenrol. Nota 10, pode comprar correndo.” Ricardo Schott – Site Discoteca Básica.



DISCOGRAFIA:

(2011) - VELHO VÍCIO DE SONHAR








(2009) - HAJA PALAVRA PARA O QUE EU NÃO DIGO








(2007) - SOMEWHERE OVER THE BLUES









(2003) - NÃO MÚSICA PARA VOCÊ ESQUECER












SITES:


Nenhum comentário:

Postar um comentário