segunda-feira, 16 de maio de 2011

CARLOS BONA

Compositor e cantor, natural de Jardim América/Cariacica / ES, de estilo musical popular eclético com participação em 17 registros fonográficos, entre discos individuais e coletâneas (10 vinis e 7 Cds). Em seus discos, através de vários ritmos, tem mostrado seu romantismo e ressaltado aspectos culturais históricos, geográficos e religiosos do Estado do Espírito Santo, mostrando a sua versatilidade como compositor.
Foi embalado pelos acordes da Jovem Guarda, durante a sua juventude e residindo no bairro Nossa Senhora da Penha / Vila Velha - ES, que Carlos Bona deu início, no final dos anos 60, ao seu projeto artístico, fundando, junto com o amigo Roberto Rosemberg a banda de baile “ Os Intrusos ”. Teve uma breve passagem pelas bandas Os Invasores, Les Amis e Sambrasa. Como autor, concorria nos Festivais de Música Popular do seu Estado e com o sonho de se tornar cantor também participava regularmente dos programas locais de televisão tais como: ME Show (Mauro Pitanga & Eleisson de Almeida), Paraíso Infantil (Boris Castro) e Programa Esdras Leonor; todos na TV Vitória/ES. A convite do apresentador de TV e Jornalista Boris Castro, representou o Espírito Santo no programa Sílvio Santos (TV Globo-SP) em 1971.

Em 1979, residindo em Vitória/ES, fundou com Homero Martins"Guru", Paulo Neto e Fábio Teixeira o grupo "Paiol", com uma proposta musical inspirada no estilo Barroco. Em 1981, em carreira solo, ingressou no disco como premiação no IIIº Festival de M. P. Capixaba, em Vitória/ES, com a música Capoeira, História e Magia, Em 1982, Carlos Bona grava e lança o seu maior sucesso: “Lêro,lêro”. Como curiosidade, essa música foi composta dentro de uma sala de aula da antiga ETFES, hoje IFES, para ser apresentada na formatura dos alunos, no final do ano de 1979. Foi também apresentada no Festival de Música Popular Brasileira de Alegre/ES em 1980, recebendo o prêmio de música mais popular do festival. Em 1985, compôs o tema de final de ano da Tv Gazeta/ES, intitulado " Por um mundo de paz", no qual participaram das gravações: Lula d Vitória, João Pimenta e Banda Woops.
Em 1989, Carlos Bona lança pela gravadora Copacabana(SP) o álbum “ Lembranças e Saudades”, tendo aparecido várias vezes em rede nacional através do programa do Bolinha (TV Bandeirantes/SP). Em 1993 Carlos Bona, compôs o hino do Vitória F.C. Em 2000, Carlos Bona compôs uma das suas maiores obras: a música/hino Nossa Senhora da Penha que descreve a tradicional Romaria dos Homens datada de 1958, que sai todo ano da Catedral metropolitana de Vitória, percorrendo por volta de 16Km até o Santuário de Nossa Senhora da Penha localizado em Vila Velha/ES. Em 2001, lançou pela gravadora Paulinas / COMEP de São Paulo, o CD “ Existe um caminho”. em nível nacional e em processo de divulgação, se apresentou nas TVs: Canção Nova(RJ) e Rede Vida de Televisão(SP), nos programas: “Viver e Conviver” com Marisa Monforte , “Palavras que não passam” com Pe Zezinho e “Universo em Canção”, com o grupo Cantores de Deus. Em 2005, a convite do jornalista Carlos Tourinho, Carlos Bona compôs o tema musical para o documentário: "Espírito Santo Solidário", do qual participaram como convidados, os cantores Alexandre Lima & Amaro Lima(Banda Mahnimal), Renato Casanova & Tiago Trigo (Banda Casaca), Lula d"Vitória, Tati & Matê (Banda Crivo) e Marcela Lobo. O Vídeo faz parte de um DVD documentário que foi exibido no programa "Painel de Domingo" da TV Gazeta/ES. Carlos Bona se coloca entre os artistas capixabas, que mais discos têm lançado regularmente no período 1981/1992). 
Como compositor teve parcerias com ilustres colegas como: João Viola, Paulo Debétio, Ivan Reis, César Augusto, Carlos Papel e João Pimenta. É de conhecimento geral que Carlos Bona já atravessou fronteiras levando a cultura capixaba para outros Estados através de suas composições. Carlos Bona nasceu em Jardim América/Cariacica/ES, mas passou a maior parte da sua infância e juventude residindo no município de Vila Velha nos bairros Glória e Nossa Senhora da Penha, transferindo-se para Vitória, em meados da década de 70 onde teve uma feliz estada que durou 30 anos. Atualmente reside na Barra do Jucu / Vila Velha/ES. 


DISCOGRAFIA:
(1981) COMPACTO DUPLO

(1982) COMPACTO SIMPLES

(1983) DO JEITO QUE VOCÊ GOSTA (coletânea nacional)

(1984) SERPENTE (compacto simples)

(1985) NAMORO GOSTOSO (compacto simples)

(1986) ES PORTA SOM (coletânea capixaba)


(1987) OBSESSÃO








(1989) LEMBRANÇAS E SAUDADES








(1990) BREGANEJO (coletânea nacional)


(1992) MEXE, REMEXE








(1992) COLETÂNEA 81-92








(1994) VAI FAFI (coletânea capixaba) 


(1995) EU TIRO O CHAPÉU








(2000) NOSSA SENHORA DA PENHA (single)








(2000) ECLÉTICO 








(2001) EXISTE UM CAMINHO
01-Nossa Senhora da Penha 
02-O trabalhador e a oração
03-A oração que o senhor nos ensinou
04-Santa Luzia
05-Coroação de Maria
06-Por um mundo de paz
07-Só existe um caminho
08-Romaria à Penha
09-Discípulos de Cristo
10-Lêro, lêro
11-Remos do mundo
12-Meu São Pedro nosso padroeiro


(2002) HINO DO VITÓRIA FUTEBOL CLUBE


(2006) DEVOÇÃO









MÚSICAS MAIS CONHECIDAS:
Lêro, lêro; Eu tiro o chapéu; Panela de Barro; Minha Ilha Tem; Vitória: Ilha do Mel (Samba da Ilha), Nossa Senhora da Penha e Hino do Vitória FC.



CARLOS BONA NOS FESTIVAIS:
1970
IIº Fest. MPB da Glória / Vila Velha / ES 1º lugar – Música: NEGRA.
IIº Fest. MPCapixaba / Teatro C. Gomes / Vitória/ES-participação com as músicas “ Jogue no caixote de lixo” e “ Maria Daniela”.
1972
IIº Fest. MP de Vila Velha / ES -2º lugar – Música: MADE IN BRAZIL e melhor intérprete.
Iº Fest. MPB de S. Torquatoo / Vila Velha / ES – 1º lugar - Música: 567
1980
Iº Fest. MPB de Alegre / ES ( integrando o grupo “ Paiol” ) – 1º lugar – Música . Culto a Lua de Homero Martins e Paulo Neto.
Iº Fest. MPB de Alegre / ES -1º lugar popular – Música : Lêro, lêro.
Iº Fest. MPB de Montanha / ES - - 1º lugar – Música : Carcaça Humana.
Vº Fest. MPB de Muriaé / MG -participação - Música: Doce Moça.
IIIº Fest. MPB de Ouro Preto/MG ( integrando o grupo “ Paiol” ) melhor intérprete grupo.
IIIº Fest. MPB de Gov. Valadares/MG - menção honrosa - Música: Carcaça humana.
1981
Iº Festival do Porto de S. Mateus/ES convidado para show de encerramento.
Iº Fest. MPB de João Neiva/ES 3º lugar e melhor arranjo - Música: Tempo de viver.
IIIº Fest. MPCapixaba/Vitória/ES 2º lugar – Música: Capoeira, história e magia.
1983
IIIº festival do Porto de S. Mateus/ES – convidado para show de encerramento.



CONTATO:



SITES:

2 comentários:

  1. A rádio Web capixaba tem uma proposta de divulgar a música brasileira produzida no Espírito Santo e recebe e-mails e links com arquivos das músicas produzidas por compositores e bandas capixabas, através do endereço:
    musicascapixabas@futebolcapixaba.com.br

    ResponderExcluir
  2. 0000⁰0000⁰⁰00000000000000u00000000000000000000000ⁿppppp0000000

    ResponderExcluir