terça-feira, 17 de maio de 2011

SOLANA

O Solana surgiu em Vitória (ES) no ano de 2003 com seu primeiro disco “QUANTO MAIS PRESSA MAIS DEVARGAR”. Muito elogiado pela originalidade das canções e pelo flerte com a literatura, “QUANTO MAIS PRESSA…” combinou peso, leveza, poeira, mato, montanhas e revoltas, colocando a banda entre as mais requisitadas do cenário local logo nos primeiros meses de seu lançamento. A turnê desse disco rendeu várias apresentações, dentro e fora do Espírito Santo. O lançamento no Rio de Janeiro foi feito em casas tradicionais como o Teatro Odisséia, Estrela da Lapa, Casa Rosa e SESC da Tijuca. A banda ainda fez shows em Minas Gerais (Lapa Multishow) e São Paulo.
Seguindo na trilha dos festivais, participou do “Revista Oi Novas Bandas” em 2006. Concorrendo com músicas de todo Brasil, uma das faixas do álbum ficou entre as cinco finalistas, depois de cair no gosto do júri e do público. Aproveitando a abertura do primeiro disco, o Solana explorou ainda mais sua capacidade de se inventar e apostou em uma nova empreitada: no ano de 2007 lançou seu novo show intitulado “feliz, feliz”, no Teatro Carlos Gomes, em Vitória/ES, apresentando um som ainda mais maduro. Influenciada agora pelo blues e pelo jazz, pela literatura francesa e com a presença cada vez mais forte nos palcos, a banda caiu na estrada em busca de novos públicos.

A partir daí seguiu realizando apresentações diversas concebendo o que viria ser o seu novo trabalho musical. um disco virtual a ser distribuído gratuitamente na internet, também chamado de “feliz, feliz” (www.felizfeliz.com.br).
O disco foi gravado no Rio de Janeiro entre abril e maio de 2008. A produção foi da banda em parceria com Eber Pinheiro, profissional de talento reconhecido por grandes nomes da música brasileira como Marina Lima e Lulu Santos e Cidade Negra.
No dia 29 de julho de 2008, a banda Solana lançou esse seu segundo disco no Teatro da Universidade Federal do Espírito Santo para um público de 650 pessoas, atingindo a lotação da casa e com pessoas do lado de fora eufóricas querendo assistir ao lançamento.
“FELIZ, FELIZ” foi interamente composto e arranjado pela própria banda. O site exclusivo www.felizfeliz.com.br disponibiliza as músicas para download em um formato de disco com o conteúdo inteiramente virtual (capa, encarte, letras, áudio, etc). Praticamente todas as músicas e letras sofreram influências do livro “Os trabalhadores do mar” do escritor francês Victor Hugo.
O disco rendeu muitos frutos. Além de várias apresentações em Vitória e no interior do ES. O Solana ganhou o Festival Omelete Marginal (premiação para os destaques na produção cultural do ES) em 2008, nas categorias melhor disco, melhor site e banda do ano. “feliz, feliz” também foi eleito pela equipe de jornalistas do Caderno 2, do Jornal A Gazeta (Vitória/ES), como um dos melhores discos de 2008.
No início de 2009, a banda Solana teve seu video “Para tua mulher quando te casares” selecionado para participar do quadro Garagem do Faustão, do programa dominical da Rede Globo, ficando entre os 22 finalistas daquele concurso.
Ainda em 2009 o Solana lança o seu novo show - “VENEZA”. Mantendo a mesma natureza do último disco, este novo passo possui canções simples e arranjos naturais. O show é composto das músicas do último disco e mais algumas novas canções compostas pela banda que serão gravadas futuramente em um álbum também chamado“VENEZA”. Em seu novo setlist, o Solana abre mão de fazer versões de outros compositores para se concentrar em seu próprio repertório, destacando o aspecto teatral que já é marca presente em suas apresentações.
Com cenografia minimalista e iluminação teatral, “VENEZA" dá prosseguimento ao trabalho bem conceituado feito desde 2003, concebido para oferecer uma série de produtos culturais que surpreendam pela qualidade técnica e artística.
As canções contam com a participação do acordeonista MIRANO SCHULER que acompanhará a banda nas apresentações. No ano de 2009 o Solana apresentou “VENEZA” em grandes capitais brasileiras como São Paulo (Studio SP, Livraria da Esquina), Rio de Janeiro (Cinemathec) e Curitiba (Era só o que faltava), além de ter participado do Festival L’Espirito Poitou, na cidade de Celles Sur Belle, na França.
Em 2010, Solana lançou um, EP com duas canções: a casa dos ramalhetes e se eu caio a alegria é geral, que já foram gravadas e estão em fase de mixagem nas mãos do produtor marcelinho da lua. Elas estarão no próximo disco da banda: veneza


COMPONENTES:
Rodolfo Simor (guitarras)
Juliano Gauche (voz e guitarra)
Murilo Abreu (contrabaixo)
Bento Abreu (bateria)

DISCOGRAFIA:
(2003) QUANTO MAIS PRESSA, MAIS DEVAGAR
Sempre Estar
Domingo Na Praça
Rose's Song
Semno
Dos Sujos
Dummer
Bom Dia
Balada #23
Pequeno-Sol
Deserto
Je Suis Un
Os Trilhos E Os Aviões



(2008) FELIZ, FELIZ
Para tua mulher quando te casares
A Melodia Bonny Dundee
As perfeições do desastre
Outro dia assim
Derruchet
Os ventos do largo
Sob o que não quer mais
O interior de um edifício debaixo do mar








(2010) – SOLANA
01-A casa dos ramalhetes
02-Se eu caio a alegria é geral











(2011) VENEZA
*lançamento previsto para 2011.


VÍDEOS/CLIPES:
Programa Pronto Falei
Parte 1
Parte 2

A Casa dos Ramalhetes

Balada#23

Os Trilhos e os Aviões


SITES:
http://letras.terra.com.br/solana/

Nenhum comentário:

Postar um comentário