quinta-feira, 27 de junho de 2013

HADDAD

Em 1985, os irmãos Haddad fundaram o primeiro estúdio de múltiplos canais de Vitória: o Studio Um, que mantiveram em intensa atividade até 1990, gravando demos e discos para músicos independentes e produzindo jingles publicitários.
Em 1988, gravam o LP "Gustavo Haddad", somente con músicas próprias, fortemente influenciado pelos grupos progressivos ingleses dos anos 70, em especial Pink Floyd, Camel e Supertramp.
No começo dos anos 90, a banda "Haddad" é fundada pelos irmãos Gustavo e Leandro Haddad (Teclados + voz e violao + voz, respectivamente), pelo saxofonista José "Zezito" Haddad e pelo guitarrista Paulo Pelissari. Era o começo de uma longa parceria que gerou grandes frutos.
Por ordem cronológica, temos o cd "Haddad" de 1991, o pontapé inicial nessa jornada que já dura mais de 17 anos. Apesar de contar com um baixo orçamento para a produção, esse CD guarda algumas das mais belas músicas da banda ("Canção da Palestina", "Para Gary Moore"), rock empolgantes ("Chuck rocker", "Charles fourier") e as primeiras experiências com orquestrações ("A minha história é o absurdo, baby"), que viriam a se tornar um trunfo e marca registrada da banda.
Na seqüência, temos o cd "Blues e outros bichos" e "Deuses, Anjos, Homens e Bestas", ambos de 1997. Nessa época é que se juntam a banda o baterista Eric Carvalho e o baixista Rubens Oliveira, formando, assim, a formação clássica da banda.Os dois cd’s são tidos como gêmeos, por originalmente terem sido pensados como apenas um. Entretanto, verificou-se a grande discrepância de estilo entre certas composições, ora pendendo para o blues, ora para o rock progressivo. Isso acabou por gerar a divisão nos dois discos que, embora feitos na mesma época, tinham propostas completamente diferentes.
”Blues e outros bichos” traz pérolas do blues rock como "Madness", "Camburi Blues" (música com qual a banda haddad ganhou o festival de música da UFES de 1987), "Confuso carneiro" e "I'm leaving you". Imperdível!
Seu irmão gêmeo, como já dissemos, traz uma proposta quase que oposta, focando o rock progressivo. O disco recebeu diversos elogios da comunidade do prog rock nacional e internacional até, recebendo críticas dos EUA e Itália. Vejam esta resenha publicada pela revista Meta Música: "São dez faixas onde temos um amálgama de referências Progressivas e Folk, com uma passada por fontes Psicodélicas e Espaciais em poemas existênciais-extraterrenais (...) Letras instigantes, instrumental preciso, e criativas harmonias costuradas por belas vinhetas fazem desse cd do Haddad - com suas canções/baladas de fôlego - um acontecimento a ser comemorado...". O caráter progressivo do disco iria atrair a atenção da Rock Symphony, empresa especializada em bandas de rock progressivo, que inicia a partir de DAHB uma parceria com banda, distribuindo os cds do Haddad no exterior, onde esse tipo de música tem um público mais amplo.
Dois anos depois, portanto em 1999, sai o disco "Orion", feito praticamente sozinho pelos dois irmãos Haddad, sem a ajuda de outros músicos. Orion avançou ainda mais no ambiente progressivo, com várias orquestrações e sintetizadores a la pink floyd. O disco tem uma conotação mais bucólica que os anteriores (o que de modo algum o prejudica), estando recheado de baladas ("Desobediência karmica", "Roda da história"), belas peças instrumentais ("Palácio de espelhos", "Farewell blues") e pequenas suítes ("Sweet, a folha seca", "Prelúdio do ópio"). Destaque também para o rockaço "Far From Home".
Em 2001, é lançado “Blue Notes”, uma volta as origens banda, dos tempos de "Haddad" e "Blues e outros bichos", inclusivee com a volta da formação clássica. Blues e baladas dão a tônica do disco, sempre muito bem trabalhados, com letras e arranjos inteligentes. Destaque para as faixas "Rock 'n' roll", "Lord", "Urbanóia", "Sobre os Vampiros e seus Mortos vivos", "Poesia clara", "Sonhos" e para a regravação de "In the Court of the Crimson King" do grupo de rock progressivo inglês King Crimson.
"Ars Longa vita Brevis", do latim: "arte eterna, vida breve", sexto disco da banda, lançado no ano de 2003,  retoma a veia progressiva no que ficou conhecido como o melhor trabalho da banda, inclusive no que tange à produção. Sai Eric Carvalho da bateria e entra Sérgio Mello, músico amplamente reconhecido como um dos melhores bateristas do país. Nesse disco, a banda se sente livre para experimentar mais em termos de composição, o que gera um belo disco com um toque da música do Yes, Genesis e Supertramp. A Rock Symphony fez a ponte entre a banda Haddad e a distribuidora italiana Musea, que fez chegar “Ars Longa Vita brevis” a todo o continente europeu, EUA, Rússia e até mesmo oriente médio.Destaque para a faixa-título, "Redissh Bonfire", "Sierra Maestra", "San Francisco Bay", "Ismália" (inusitada "parceria" entre Leandro Haddad e Alphonsus de Guimaraens) e "Dança das Águas".
Em 2009, a banda lançou seu 7° cd, "Eros e Thanatos". Tão bom quanto os anteriores.



INTEGRANTES:
Leandro Andrade Haddad (guitarra e vocal)
Paulo Henrique Avidos Pelissari (Guitarra, Violão, Piano, Teclados Eletrônicos e Vocal)
José Haddad Filho (Saxofones alto e tenor, clarinete e piano)
Eric José Pinto de Carvalho (bateria)
Rubens Geraldo Oliveira Mattos (Contrabaixo, Guitarra, Violão e Cavaquinho)
Gustavo Andrade Haddad (Piano, teclados eletrônicos e vocal)



DISCOGRAFIA:
(1988) GUSTAVO HADDAD (LP)
Lado 1
1 - Por onde vagam os sonhos
2 - Dança das águas
Lado 2
1 - Praia do Canto
2 - Gritos e escritos de um rato mor
3 - Pequena ave azul
4 - Ninho do dragão






(1991) HADDAD
1. Para Gary Moore (Leo/Gustavo Haddad)
2. Chuck Rocker (Leo/Gustavo Haddad)
3. Meninos de rua (Gustavo Haddad)
4. Canção da Palestina (Gustavo Haddad)
5. Dia (Leo/Gustavo Haddad)
6. Charles Fourier (Gustavo Haddad)
7. A minha história é o absurdo, baby (Gustavo Haddad)
8. Jill (Gustavo Haddad)
9. Vômito bêbado (Gustavo Haddad)
10. Twilight zone (Gustavo Haddad)




(1997) BLUES E OUTROS BICHOS
1. Madness (Gustavo Haddad)
2. Por que é sempre assim? (Leandro Haddad)
3. Confuso carneiro (Gustavo Haddad)
4. Mais-valia genética (Gustavo Haddad)
5. Guerra (Gustavo Haddad)
6. Camburi blues (Gustavo Haddad)
7. I'm leaving you (Gustavo Haddad)
8. Prece (Leandro Haddad)
9. Vida (Gustavo Haddad)
10. Sunset Boulevard (Gustavo Haddad / Paulo Pelissari)
11. Mankind (Gustavo Haddad)



(1997) DEUSES, ANJOS HOMENS & BESTAS
1. Metatron
2. Recordações de outro mundo
3. Pedra do lagarto
4. Se o céu não tem almas para nos dar
5. Arcanjo Gabriel
6. O Eu dividido
7. O vazio abençôa, Axxel
8. Everglades
9. Vidacidente feliz
10. O archaeopteryx




(1999) ORION
1. Prelúdio do ópio / Ópio da razão insuficiente
2. Desobediência kármica
3. Orion
4. Roda da história
5. Far From Home
6. Abnormal
7. Sweet, a folha seca
8. Palácio dos espelhos
9. Farewell blues
10. Onion Stone (Por onde vagam os sonhos)
11. Delirium



(2001) BLUE NOTES
1 - Rock 'n' Roll 
2 - Stronger
3 - Abracadabra
4 - Lord
5 - Falsos Faustos
6 - Home Sweet Home
7 - Urbanóia
8 - Victim of Love
9 - Capitis Diminutio
10 - Brave New World
11 - Sobre os vampiros e seus mortos-vivos
12 - Poesia Clara
13 - Gritos e escritos de um Rato-mor
14 - Sonhos
15 - The House
16 - The Court of Crimson King


(2004) ARS LONGA VITA BREVIS
Sexto CD da banda capixaba, que mostra revitalização em seu trabalho, sem deixar de lado as boas características: riffs de guitarra, timbres de teclado e a poesia, a grande marca registrada da banda. O disco é metade instrumental, metade cantado, com letras em português e inglês onde os irmãos Haddad mostram-se como excelentes compositores. A grande diferença reside na bateria: Sérgio Melo mostra porque é um dos melhores do gênero no Brasil.
1. Ars Longa Vita Brevis
2. Roma Atômica
3. Pinky's Boogie
4. Reddish Bonfire
5. Sierra Maestra
6. Saara
7. Trianon
8. San Francisco Bay
9. Ismália
10. Dança das Águas
http://www.youtube.com/watch?v=aYpO1jrqI_0


(2009) EROS E THANATOS
CD 1
01-Deuses, anjos, homens & bestas
02-Solidão
03-A colônia dos cybermen
04-Liberdade, cedo ou tarde
05-Fluidos rituais
06-O executor
07-Viena flashbacks
08-Punk baby lou
09-Eros & Thanatos
CD 2
01-Se o céu não tem almas para nos dar
02-Horizontes
03-Alright
04-A dança da viúva negra
05-Raios da centaura
06-joie de vivre
07-Rotina
08-Brither John
09-O voo da feiticeira
10-Twilight zone



SITES:





















Nenhum comentário:

Postar um comentário