sábado, 29 de junho de 2013

FÁBIO MATTOS

Fábio Mattos Junior, nascido em 01/02/60, em Colatina-ES, vem de uma família de músicos pianistas; vivenciou a música desde o berço. Escutou bossa nova, jazz, rock in roll e blues. Iniciou-se no violão aos 12 anos e mais tarde estudou com grandes nomes da música capixaba. Estudou, também, guitarra e saxofone, mas não se considera um bom instrumentista. Em seus CD’s demonstra apenas a qualidade de seu excelente vocal — uma voz visceral que vem do fundo da alma. Seu primeiro trabalho foi o disco instrumental Atrás da Retina, com participação de diversos músicos capixabas, dentre os quais Zé Moreira, Salsa e Pedro Alcântara, entre outros. Viajando pelo mundo do blues, montou a banda Ato Fálico, que tocou na noite capixaba por 02 anos; em seguida, decidiu encarar a carreira solo acompanhado da Blues Band. 
Daí surgiram dois trabalhos: Já Recebi seu Recado (1999) e Sentado na Estação (2003). Fábio Mattos e Blues Band têm uma excêntrica formação, com uma forte pegada bluseira do grande guitarrista e blues man Douglas Chagas (Big Bat Blues Man) e do fenomenal gaitista César Távora (Big Bat Blues Man). Apresenta ainda a veia heawy metal do bateirista J. B. e do baixista Fernando Tiebaut (ambos da banda Shadows) e a linha jazzística dos metais Marcelo e Jair Santos, Sérgio Rover e Jovaldo Guimarães. Conta também com a participação do guitarrista e produtor musical Leo Lima e dos tecladistas Pedro Alcântara e Rogério Bezerra. Enfim, é um trabalho digno de sua atenção. Escute, você vai gostar. É o melhor blues capixaba.



ENTREVISTA:
Fábio Mattos nasceu em Colatina, Espírito Santo, no dia 1º de fevereiro do ano de 1960. Ele veio de uma família de músicos pianistas e vivenciou o poder da música desde o berço. Escutou bossa nova, jazz, rock'n'roll e blues. Começou no violão aos 12 anos. Mais tarde estudou com grandes nomes da música capixaba. Aprendeu, também, guitarra e saxofone, e não se considera um bom instrumentista, mas sua voz vem do fundo da alma.
Na entrevista a seguir, concedida por telefone, o compositor e músico multifacetado Fábio Mattos fala sobre seus trabalhos e caracteriza sua forma de fazer blues.

Depois do acidente a música o fez enxergar por trás da retina e em seguida o blues chegou até até você. Como veio a idéia de montar a sua Blues Band?
Meu trabalho com o blues começou em 1998. Fiz um repertório para participar do Festival Universitario, o FUI, mas acabei não tocando. Com esse material na mão gravei, em 1999, o disco Já recebi seu recado, com incentivo da Lei Rubem Braga.

Hoje você é um artista do blues capixaba, mas, antes de montar uma blues band, você produziu alguns discos. Quais foram os seus projetos na música?
Em 1992 fiz o disco instrumental Atrás da retina.Em 1994, lancei em fita K7 o trabalho Noite, da banda Ato Fálico (Nessa época, também fazíamos cover de Barão Vermelho). Em seguida fiz, em 99, o Já recebi seu recado e, em 2003, gravei o Sentado na Estação. Em 2007, fiz, também, o disco Fábio Mattos & Convidados.

Montar uma banda é uma tarefa difícil e convidar grandes músicos para um trabalho é mais complicado. Como foi a realização do disco Fábio Mattos & Convidados?
Desta vez contei com o patrocínio da Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST), que, em troca de dois shows de final de ano, rendeu-me a produção do disco. Eles me cederam a verba para fazer o CD e eu, de contrapartida, tive que fazer dois shows para a empresa. Vou tocar para mais de 14.000 funcionários.
A minha banda para este disco tem a participação de Douglas Chagas, na guitarra; Cezar Távora, na gaita; J. B., na bateria; Presuntinho, no baixo; Alexandre Matos e Roger Bezerra, nos teclados.
Neste disco, além dessa grande banda, tenho como convidados o guitarrista Murilo Godói, a cantora Kátia Brinco, a banda Dallas Company e o vocalista Adolfo Oleari.

Você faz blues com letras em português. Como você classifica o seu trabalho musical?
Faço música brasileira com influência de blues. Não toco o chamado blues tradicional, acho que só quem pode tocá-lo são as pessoas que viveram o período de dificuldades que os negros passaram. O que nós fazemos é uma verdadeira homenagem a esse estilo tão rico.

Mas você pretende gravar algum disco com músicas em inglês?
Quero gravar um disco em homenagem aos grandes bluesmen da história. Já conversei com o Douglas e ele certamente será o arranjador do álbum. O lance do blues tradicional deve rolar. É um movimento que devo realizar daqui a alguns anos.




DISCOGRAFIA:
(1994) ATRÁS DA RETINA
01-La Forja
02-Crazy Juju
03-Prô Jorge
04-Escândalo Roubado
05-Tema Para Marília
06-Atrás da Retina
07-Sobre as Luzes de N.Y
08-De Tanto Jazz Quase Choro
09-Blues Foreva


(1998) FÁBIO MATTOS & BLUES BAND
01-Evite
02-O Expresso do Blues
03-O Último Beijo
04-Me Chama de Júlio
05-Só Mais Uma Vez
06-Levando a Vida na Farça
07-Não Me Deixa no Chão
08-O Tempo
09-Bourbon Blues
10-Buraco Negro


(1999) JÁ RECEBI SEU RECADO
01-Depois a Gente se Vê
02-Já Recebi Seu recado
03-Anjo Vesgo
04-Guilherme Não Gosta de Blues
05-Mata-pau
06-Debaixo da Chuva
07-Viajando
08-Baby Blue
09-Aguarde o Juízo Final
10-Ontem a Noite


(2003) SENTADO NA ESTAÇÃO
01-Blues na Lama
02-Na Estação
03-Blues e Cidade
04-Liza
05-Resto de Gente
06-Lolita
07-Pitangueira
08-Cão Maldito
09-Não Vou Beber Mais Assim
10-Nina


(2007) FÁBIO MATTOS & CONVIDADOS



VÍDEOS:


SITES:







Nenhum comentário:

Postar um comentário