sábado, 29 de junho de 2013

AILTON PAULO "COLIBRI"

Ailton Paulo, mais conhecido como Maestro Colibri, é considerado o melhor saxofonista capixaba. E essa opinião não é somente a de amigos e fãs, mas também da maioria dos músicos em atividade no Espírito Santo. Além de dominar completamente o sax alto, Colibri também se aventura com sucesso no sax tenor e no clarinete, sem falar de sua competência no teclado, arranjo e composição.
Ailton Paulo “Colibri”, começou os estudos musicais com seu pai aos 8 anos de idade, aprendendo a tocar cavaquinho, passando logo depois para o banjo e, em seguida, clarinete, primeiro instrumento de sopro que aprendeu. Aos 14 anos, começou a tocar em conjuntos de bailes, já com um novo instrumento, o saxofone.
Aos 18 anos, foi para o Exército e logo ingressou na banda de música. Nesta época, começou a escrever os primeiros arranjos para orquestras e bandas e passou a fazer parte de um conjunto de jazz. Já foi contratado pela orquestra da extinta TV Tupi, participou de festivais de jazz e fez várias apresentações com a Orquestra Filarmônica do Espírito Santo, como clarinetista e saxofonista solo.
Colibri fez parte da orquestra de Maurício de Oliveira, tocando sax tenor. Sobre o músico, ele diz: "Conheci ele tocando em seu auge, eu deveria ter uns 13 anos de idade, ele tocava muito bem, era um dos melhores do mundo, toquei com ele várias vezes". Em 1997, Colibri ganhou o prêmio Guananira como melhor músico instrumentista do Espírito Santo.







DISCOGRAFIA:
(1998) COLIBRI
1.   Pôr-do-sol (Colibri)
2.   Casa do Jazz (Colibri)
3.   Gato e rato (Colibri)
4.   André Carioca (Colibri)
5.   Quatro estações (Colibri)
6.   Não estado (Cláudio Abreu)
7.   Tazinha (Colibri)
8.   Impacto (Colibri)
9.   Meus filhos (Colibri)
10. Africaninho (Colibri)
11. Aparecida (Colibri)
12. Alta rotação (Colibri)
13. Colibriano (Colibri)
14. Avenida Capixaba (Afonso Abreu)
15. Colijazz (Colibri)



VÍDEOS:



SITES:





Nenhum comentário:

Postar um comentário