quarta-feira, 8 de junho de 2011

PROXY*

Não tente procurar uma nota de rodapé ao final desse texto - o asterisco ao lado do nome Proxy* é um adereço proposital para chamar atenção de imediato para essa banda de Vitória - ES, formada em meados de 2005 por um quarteto de amigos unidos em torno de um mesmo propósito: fazer rock para se divertir.

Com a missão de levar a sério o prazer de tocar, Martinho Hoffman (baixo), André Mercier (guitarra e voz), Leandro Wassem (bateria) e Henrique Landim (guitarra e vocal) representaram a primeira formação do grupo, a princípio, inclinado principalmente para o hardcore.
Em função dos ambientes que frequentavam, como o extinto bar Entre Amigos II, o Anchietinha e o Praia Tênis Clube, principais redutos underground do Estado na época, a Proxy* era influenciada pela sonoridade forte dos conterrâneos do Dead Fish e por outras bandas, como Carbona e Garage Fuzz, chegando, inclusive, a abrir um show para essa última em Vila Velha.
Somando a essência hardcore a outras preferências musicais dos integrantes como The Beatles, Green Day, Paralamas do Sucesso, Radiohead, Sublime, Blink 182 e bandas mais atuais, como Incubus e Arctic Monkeys, surgiram músicas como 'Catarina', 'A Última Dança', 'Nossa Canção', 'Talvez', “Ela Vai Saber” e '5 Segundos' que, ao lado de outras 4 faixas, deram vida ao primeiro CD DEMO da Proxy*, disponibilizado na íntegra para ser baixado na Internet. Produzido por Marcello Índio, no Estúdio Dourados, o álbum encontrou grande receptividade do público ao longo das apresentações da banda em importantes locais do cenário independente do Espírito Santo.
No ano de 2007, a Proxy* trabalhou em outras músicas avulsas para incrementar o repertório, além de covers de bandas como Jet e Los Hermanos (destaque para "Pierrot", gravada para a participação no Festival Inverno Pop, promovido pela Rádio Cidade), que acaloravam os shows, mesclando pegadas dançantes com baladas para cantar em coro, com direito à participação massiva da platéia.
Sempre requisitada em eventos universitários, a Proxy* aproveitava a oportunidade para ganhar mais visibilidade junto ao público, acumulando experiência e diversos fãs, o que rendeu à banda maior motivação para expandir suas produções e sua agenda de shows. A Proxy* rodou o Espírito Santo, marcando presença em valiosas ocasiões como o Festival de Bandas Novas de Vila Velha, o Palco Livre do Festival de Alegre, o Festival Nacional de Rock de Colatina (neste, levando o Prêmio de Melhor Intérprete com a música “Ela Vai Saber”), o 1º show de rock da Cidade Mineira de Manhumirim e várias apresentações em Vitória, Vila Velha, Marataízes, São Mateus, Aracruz, Marechal Floriano, etc.
Em 2008, a formação original sofreu uma alteração com a saída de Martinho, que se mudou para Niterói. O baixista deu lugar a Henrique Leal (Nobellia), que ajudou a banda a cravar um estilo mais audível para o público POP, mas que ao mesmo tempo, continuasse tendo aceitação dos fãs alternativos. Ainda nesse ano, mereceu destaque a apresentação da Proxy* na Estação Porto para comemorar o Dia Mundial do Rock ao lado de outras bandas locais, o que rendeu ao grupo uma menção no informativo online Diário de Vitória e uma entrevista ao Século Diário, no dia 13 de julho.
Sem abrir mão das raízes e com idéias em ebulição, no início de 2009, a banda sentiu que era hora de dar mais um passo na carreira. Revigorada e com composições mais maduras, a Proxy* volta aos estúdios, explorando mais os timbres de guitarra e outros recursos musicais, como o uso de sintetizadores - a grande aposta da vez é mesmo no estilo Power Pop Vintage. O som tornou-se mais suave, com distorções cruas e limpas. Algumas levadas ousadas e "insanas", no entanto, continuam preservadas em nome do inegável pé no submundo musical.
Em abril desse ano, a banda gravou o EP virtual “Pangalático”, no Estúdio Monollito, sob a produção de Giuliano de Landa. Foram lançadas 3 faixas, intituladas de 'Tudo Bem', 'Vai Me Dizer' e 'Catéter', que ficaram prontas em Setembro e já estão disponíveis para streaming aqui no MySpace oficial.
Com a conclusão de mais um projeto, Henrique Leal (baixo) deixa a banda e Vitor Brêda, o Ovelha, o substitui para juntar-se a Henrique Landim, André Mercier e Leandro Wassem para que, assim, possam dar continuidade ao ideal de oferecer diversão e música de qualidade aos que prestigiam seu trabalho. Prova da boa sintonia nessa nova fase já pôde ser vista no dia 23 de Agosto, quando tocaram ao lado da renomada Cachorro Grande, no aniversário de 88 anos da cidade capixaba de Colatina e no dia 7 de Novembro, quando abriram o show da roqueira baiana Pitty no Ginásio do Marista, em Vila Velha.
Atualmente, a Proxy* está em processo de negociação para gravações futuras. Enquanto isso, a banda luta por uma parceria com algum selo ou por um suporte divulgador, além da Internet, que possa ajudá-la a distribuir suas músicas autorais.


SITES:

Nenhum comentário:

Postar um comentário