quarta-feira, 3 de julho de 2013

7 KINDS OF MONKEYS

Dois americanos, dois brasileiros, alguns e-mails e muito Rock'n Roll para ser gravado!
Esse é o ponto de partida para sete tipos de macacos. A banda formada por Amaro Lima (cantor / compositor brasileiro) no vocal, Jack Endino (um famoso produtor grunge 90 de cena, incluindo Nirvana) no baixo, Ricardo Mendes na guitarra, e Barrett Martin (ex-Screaming Trees) na bateria.
A relação de Jack Endino com o Brasil é muito próxima. Tão próxima que ele até mesmo se permitiu dar uma bronca de amigo nas bandas nacionais no início do ano, criticando a turmo que insiste em cantar em inglês, mesmo sem dominar o idioma. Depois de muita polêmica, ele explicou melhor o motivo do desabafo e tudo ficou bem. Até porque, dizer que ele tem algo contra o rock brasileiro seria um absurdo. Desde 1993 o cara trabalha com os Titãs e Nando Reis e, no início do ano, aceitou produzir e tocar baixo no que seria a banda 7 Kinds of Monkeys, de Amaro Lima (ex-Mahnimal).
Antes do convite, Amaro já tinha trocado alguns emails e fitas demo com Endino. O desafio era gravar e mixar o álbum em apenas seis dias em seu estúdio em Seattle, onde o produtor ajudou a criar a cena grunge nos anos 1990, trabalhando em álbuns de Nirvana, Soundgarden e Mudhoney.
Para gravar o disco "Search for gold", a dupla escalou ainda Barret Martin (ex-baterista do Screaming Trees e de projetos com REM e Stone Temple Pilots) e o guitarrista carioca Ricardo Mendes (que já gravou com Djavan, Ed Motta, Adriana Calcanhoto e Shakira, entre outros).
As onze músicas, a maioria compostas por Amaro, são cantadas em inglês, entre a canção-título, "Search for gold", que você pode conferir abaixo.
Segundo Endino, o som do álbum “tem seção rítmica de guitarras e melodia com punch brasileiro e uma cozinha de baixo e batera rockn’roll bem americanos”. E a polêmica, atrapalhou os trabalhos do grupo?
“Quem conhece o Jack sabe que ele adora a música brasileira e o Brasil", diz Amaro. "Ele jamais toparia tocar no 7 Kinds of Monkeys se não achasse que poderíamos fazer um som com personalidade e qualidade. Bandas de outros países também cantam em inglês mesmo não sendo nativas na língua. Algumas são ótimas, outras nem tanto. A nossa língua é o rock.”
São onze músicas, cantadas em inglês, a maioria compostas por Amaro Lima a exceção fica por conta da instrumental “The Caboclos Jam”, uma sinergia com origem no diálogo entre influências norte-americanas e brasileiras. O disco começa com “Search for Gold”, que dá nome ao disco, abrindo os trabalhos com força, peso e velocidade, dando o norte do que vem em seguida. A segunda faixa, “Lose control”, outro destaque do disco, não perde tempo e mantém a aceleração e a densidade inicial, assim como em Can, aqui um encontro notável dos arranjos vocais de Amaro com as linhas nada leves de guitarra. O disco traz também surpresas pulsantes, não tão aceleradas, também não menos empolgantes, como “Sweet surender” e “Tell You”, que figuram entre os pontos altos do disco. O resultado final do disco é um som pesado que segundo o próprio Endino tem seção rítmica de guitarras e melodia com punch brasileiro e uma cozinha de baixo e batera rockn roll bem americanos.
Simultaneamente ao lançamento do CD, um documentário sobre as gravações e as experiências em Seattle, dirigido por Fabio Seidl e Raphael Erichsen, poderá ser assistido no site da banda, a partir de março. Além de imagens em estúdio dos músicos tocando ou em momentos de descontração, o documentário também traz o encontro da banda com Krist Novoselic (baixista e co-fundador do Nirvana) e Kim Thavil (guitarrista do Soundgarden), dentre outras curiosidades.

BANDA MINIMIZA POLÊMICA CRIADA NA INTERNET
No fim de janeiro, Jack Endino criticou em sua página no Facebook bandas brasileiras que tentavam cantar em inglês mas que não conseguiam ser entendidas, gerando uma grande polêmica no mundo do rock. Após críticas, o produtor se desculpou e disse que não era a intenção generalizar. A prova disso é que “7 Kinds Of Monkeys”  traz Endino  avalizando a competência do projeto de Amaro Lima, que o defende: quem conhece o Jack sabe que ele adora a música brasileira e o Brasil. Ele jamais toparia tocar no 7 Kinds of Monkeys se não achasse que poderíamos fazer um som com personalidade e qualidade. Bandas de outros países também cantam em inglês mesmo não sendo nativas na língua. Algumas são ótimas, outras nem tanto. A nossa língua é o rock.



INTEGRANTES:
Amaro Lima (vocal) - Músico, cantor, compositor e produtor.Realizado na Europa há vários anos com a banda Manimal e ter sua carreira solo desde 2007.
Jack Endino (baixo) - Produtor, misturador e engenheiro. Feito 400 + registros, Nirvana, Soundgarden, Mudhoney sreaming Árvores e incluídos nessa lista.
Ricardo Mendes (guitarra) - Guitarrista, produtor e engenheiro de som.Trabalhou com muitos artistas incluídos Djavan, Shakira e Jimmy Cliff.
Barrett Martin (bateria) - Barrett Martin é um baterista norte-americano, compositor, produtor e escritor que já se apresentou em todo o mundo com vários grupos de rock e jazz desde a explosão da música alternativa do início de 1990. Algumas dessas bandas incluído Skin Yard, Screaming Trees, Mad Season, Tuatara, The Martin Grupo Barrett, etc.



DISCOGRAFIA:
(2013) SEARCH FOR GOLD
01-Busca de Ouro
02-Lose Control
03-Not Alone (Sem Você)
04-Lata
05-Surender Doce
06-Bluestuff
07-Spnning
08-The Jam Caboclos
09-Fugir
10-Tell You
11-Porco Lovin



VÍDEOS:



SITES:
Amaro Lima

Jack Endino

Ricardo Mendes

Barrett Martin

Nenhum comentário:

Postar um comentário