segunda-feira, 4 de novembro de 2013

RAJAR

Com o pé na estrada desde 2005, o Rajar é uma banda do Espírito Santo que cada vez mais se destaca no cenário pop-rock nacional. Ainda nos primeiros passos do álbum de estréia, "Narcisista" (2006), os capixabas conquistaram o público jovem para além dos limites do Estado com a música "Vaidade", que entrou na trilha sonora da novela "Malhação" em 2007. 
A partir dessa exposição nacional, a banda foi convidada a ir ao "Programa do Jô" e teve seus dois videoclipes ("Vaidade" e "Volto Logo") inseridos na programação da MTV e do Multishow.
Aliado à mídia que favoreceu o Rajar em sua jornada inicial, está o contato direto dos músicos com seus fãs. Trata-se de uma banda que se entrega no palco e cujo histórico de performances ao vivo merece menção. A citar: abertura do show internacional Eagle Eye Cherry (Oi Noites Cariocas Rio de Janeiro) e Roxette (2011), e as apresentações em festivais como Festival de Música de Alegre, Festival de Inverno de Vitória da Conquista, Festival de Verão de Salvador(2009 e 2011) e Fortaleza Mix Festival (2011). 
 Essa bagagem já faz da banda referência no Espírito Santo, onde consta entre os artistas do projeto Catálogo da Música Capixaba, realizado em parceria pela Secult e pelo Sebrae/ES. O projeto reúne em coletâneas os nomes de maior potencial do Estado.
Intitulado "Boa Viagem", lançado em 2009, o CD foi registrado no Rio de Janeiro, no estúdio Toca do Bandido, por onde já passaram artistas como O Rappa, Maria Rita, Frejat e Nando Reis - sob produção de Ézio Filho (baixista e diretor musical de Zélia Duncan) e co-produção,mixagem de Jack Endino, lenda viva de Seattle (Estados Unidos)que trabalhou com nomes como Nirvana, Bruce Dickinson, Mudhoney, Soundgarden e Titãs.
Em 2010, a banda emplacou duas músicas na novela juvenil do Multishow "Beijo, me liga" e mais outras duas na sua sucessora, a novela "Bicicleta e Melancia".
Em dezembro de 2010, o vocalista Ronaldo Rajar e o baterista Digão Lopes participaram do especial "Tal Filho, Tal Pai", de Fiuk e Fábio Junior, na Rede Globo. O capricho desse trabalho faz jus à qualidade das novas composições e da releitura dada a "Não Vá Embora", hit de Marisa Monte. O Rajar volta a mostrar a cara, então, com um som original e cativante, e daí segue sua boa viagem.
Em 2011, a banda Rajar lança o terceiro CD da banda capixaba e tem coprodução e mixagem assinada por Jack Endino, produtor de Nirvana, Soundgarden, Mudhoney, dentre outros. 
A receita de um bom prato capixaba não se restringe ao coentro, cebolinha, semente de urucum ou qualquer outro ingrediente da culinária local. A banda RAJAR é a prova de que o Espírito Santo reserva surpresas também no cenário atual do rock brasileiro. O lançamento do terceiro CD, “Olha o sol...” (Izzi Music), mostra que o trabalho da banda está no ponto para ser degustado. O grupo é formado por Ronaldo Rajar (vocal), Thiago Martins (guitarra), Bruno Castro (bateria) e Eliza Schinner (baixo). 
Com produção de Ézio Filho (baixista e diretor musical de Zélia Duncan) e coprodução e mixagem de Jack Endino, (produtor que tem Nirvana, Bruce Dickinson, Mudhoney, Soundgarden e Titãs no currículo), “Olha o sol...” apresenta os ingredientes do pop-rock, com a energia e o leve toque ácido de Seattle. O disco, gravado no renomado estúdio carioca “Toca do Bandido”, tem raízes no som mais clássico, dialogando constantemente com uma sonoridade contemporânea. 
São 11 faixas no total, dez delas autorais, com destaque para “Monstrinho”, um country- rock de letra e música engraçadas e um clipe que brinca com a instabilidade do music business. Mas o forte mesmo são as baladas “Dummer”, com arranjos orquestrais, e “Pra Sempre”. “Coisa de menina” é um rock 3x4 que promete encantar corações apaixonados, uma característica que ecoa na maioria das canções do grupo. Algumas músicas, presentes nos discos anteriores ganharam nova roupagem, ajustes que priorizaram a essência da banda. É o caso de “Portões”, agora com uma levada mais dançante, e “Não vá embora”, de Marisa Monte e Arnaldo Antunes, que perdeu um pouco da agressividade da versão anterior, dialogando melhor com a linguagem pop. 
Com este novo trabalho, a banda promete um pop diferenciado, maduro, fugindo das obviedades que marcam o gênero no Brasil. A partir de influências diversas, que vão desde os principais nomes do pop brasileiro às rock bands internacionais, o disco se apresenta como uma verdadeira “mistura de tendências”, como afirma o vocalista Ronaldo. Não seria, então, uma sonora moqueca capixaba?




CURIOSIDADES:
- Em sua 1ª participação em festival, o 23° Festival de Música de Alegre/ES (2006), o Rajar ficou em 9° lugar apresentando a música “Volto Logo”, e tocando para 40.000 pessoas foi eleita a melhor banda na preferência do público.
- Abriu os shows da turnê "Charm School", da dupla sueca Roxette, no Brasil, uma banda capixaba: a Rajar também abriu para Eagle Eye Cherry, durante o evento "Oi Noites Cariocas", em 2011.



COMPONENTES:
Ronaldo (vocal e violão)
Tiago Martins (guitarra)
Bruno Castro (bateria)
Eliza Schinner (baixo)


















DISCOGRAFIA:
(2006) NARCISISTA
01-Ás vezes
02-Volto logo
03-Vaidade
04-E-mail
05-Ser quem sou
06-Monte castelo
07-Minha parte
08-Narcisista
09-Castelo de ilusão
10-Mude tudo
11-Apressado demais
12-Castelo de ilusão (versão acústica)
13-Volto logo (versão acústica)
14-Vaidade (versão acústica)


(2009) BOA VIAGEM
01-Irmandade
02-Só te errar
03-Quebra-cabeça
04-Portões
05-Não vá embora
06-Despedida
07-Pergunte ao vento
08-S.O.S.
09-Por nós dois
10-Tempo é dinheiro
11-Metades
12-Vem ser



(2011) OLHA O SOL...
01-Monstrinho
02-7471
03-Dummer
04-Não Vá Embora
05-Coisa de Menina
06-Vaidade
07-Volto Logo
08-Pra Sempre
09-Portões
10-Sem o Sol, Sem Você
11-Encontrei


*os cd’s podem ser baixados gratuitamente direto pelo site da banda Rajar, segue o link abaixo:



SITES:


  


Nenhum comentário:

Postar um comentário