quarta-feira, 14 de agosto de 2013

MACUCOS

Formada em Itapuã, bairro de Vila Velha, no Estado do Espírito Santo, a banda MACUCOS mostra em seu primeiro cd, um reggae roots de primeira, com doses altas de originalidade, provando que o ritmo é versátil e ilimitado.
Em 1998, Frederico Nery (FRED) e Felipe Xavier (TIGRÃO), ambos adeptos do reggae, decidem juntar-se e fazer um luau com voz, violão e bambito. Novos convidados, Rafael (violão) e Eduardo (bongô), fizeram parte de um segundo luau, quando surgiram rumores para a formação de uma banda.
Bem longe de um objetivo concreto, os pensamentos estavam voltados à criação de um pequeno “repertório”, ainda com violões, bambito e bongô, com o intuito de fazer aquele velho som nos luaus. Júnior Barriga foi a um dos ensaios com Fred e decidiu fazer parte do grupo (ainda sem nome). Inicialmente decidiu aprender bateria. 
No ano de 1999, ano novo, vida nova, banda nova, enfim surge um nome: MACUCOS, nome que vem do Tupi Ma’Kuku e é uma ave de coloração avermelhada com manchas transversais negras no dorso.
Em março daquele ano os músicos se reencontraram, com surpresas e evolução. Tigrão deixa a banda, Junior ao invés da bateria dava seus primeiros passos no contra-baixo e ao invés de violões, já havia também uma guitarra e o primeiro toque feminino, Francine Nery (irmã de Fred) nos backing vocals.
Começaram então as idas e vindas de seus integrantes. Com a saída de Rafael, Gustavo Basoni passou a integrar a banda. Tigrão foi substituído por Márcio Caus e no mesmo período entraram também Daniele Magnago e Thatiana Machado, saindo Francine. Enfim, um baterista entra: Roger completa o grupo para o primeiro show.
Após um tempo a banda fica sem baterista mas ganha um teclado comandado por Léo. Nessa época Fred e Márcio são convidados a entrar na banda Intimação. Convite aceito e o Macucos mais uma vez ficou “desfalcado”. No lugar de Fred entra Roberto, passagem que não durou muito - por pouco o Macucos deixa suas raízes, e suas influências do reggae.
Como parte do destino e com força de Jah, Fred e Alexander Mendes (Xande), na época guitarrista da Intimação resolvem entrar no Macucos, proposta aceita por todos os músicos.
Agora já com pensamentos e idéias concretas, o Macucos deu início a um trabalho forte, acreditando e apostando muito no trabalho. Gerson Nery, pai de Fred, com muita experiência, entra como baterista. Completando a formação, Gustavo The Flash assume os teclados. 
Em 2000, com Gerson na batera, Gustavo Basoni em uma das guitarras, Xande em outra, Júnior Barriga no baixo, The Flash nos teclados, com Daniele sozinha nos backings e Fred no vocal, depois de muitos ensaios, o Macucos parte para sua primeira gravação.
Após muito trabalho a banda começa a conquistar seu espaço. Sendo sempre cotada como uma das melhores bandas do gênero reggae no Estado, comemora seu primeiro aniversário com grandes conquistas e novos objetivos lançados.
Ainda no final do ano 2000 com a saída de Daniele e entrada de novos músicos - Leomar na bateria, Fábio no trombone e Fabrício no trompete, e Fatinha brilhando nos backing vocal - a banda assume uma nova postura e parte para sua primeira investida fora do Estado e início de novas gravações. No ano de 2001, estouraram nas rádios com o hit “Haverá” antes mesmo de lançar um CD, a banda começa a ser cotada para tocar em grandes eventos, como o Dia D, arrastando para sua platéia uma multidão.
Em janeiro de 2002, finalmente a banda lança seu primeiro Cd, em um show para quase 5 mil pessoas e com convidados muito especiais: Casaca, Java Roots e o baiano Nengo Vieira.
Sucesso confirmado com a venda de 15 mil CDs em apenas dois meses. Para quem ainda não conhece Vitória e sua moqueca de ritmos, Macucos é uma boa escolha.
Com o sucesso, em 2002, quando num show realizado na cidade de Castelo, no interior do Estado do Espírito Santo, o produtor musical e músico Liminha, que estava no show para conferir o estrondoso sucesso que uma outra banda do Estado do Espírito Santo estava fazendo, a banda Casaca, que o Liminha, viu e gostou do som da banda de abertura da festa Macucos, e de cara conversou com os integrantes da banda e levou a banda Macucos para assinar contrato com a Sony Music.
Com três CD´s lançados, mais de 100 mil cópias vendidas e doze anos de história, a banda Macucos já é considerada referência no cenário nacional. O Macucos já tocou nos principais eventos do Brasil: Festival de Alegre-ES, Forreggae-SP, Festival de Verão de Salvador-BA, Festa da Penha, Festival de Reggae de Canavieiras-BA, Guarafest, Lapa Multishow-MG, Vitória Music Festival etc. Já dividiu também o palco com várias bandas de renome nacional, tais como: Cidade Negra, O Rappa, Skank, Tribo de Jah, Natiruts, Planta e Raiz, Detonautas, Tihuana, Ivete Sangalo, Charlie Brown Jr, entre outras. A banda, que teve passagem pela gravadora Sony Music (2002 a 2004), período em que lançou seu primeiro vídeo-clip, dirigido pelo diretor Jhonny Araújo e muito executado nos canais MTV, Multishow E Sport TV. Depois de ganhar o prêmio de melhor banda de reggae 2004 e 2005, melhor show 2004 pela Rádio Cidade FM 101,5 e de ser eleita a segunda banda mais popular do Espírito Santo pelo Instituto Futura, em recente pesquisa. Em 2005, no auge do sucesso, os músicos Fred Nery e Júnior Barriga deixam a banda e montam banda Naturau. Após uma conversa e outra, em setembro de 2009, a formação original do Macucos estava de volta, mas tendo o Júnior Barriga como empresário da banda.
O Macucos acaba de lançar músicas novas, que já são sucesso nas rádios capixabas como, por exemplo, Tchau (fruto da parceria Macucos e Armandinho), Rimoterapia, Destino Incerto, Outra Vida, Menina do Hawaii, Foi Sem Querer (participação de Tati, vocalista da banda Chimarruts) e Worry Free (participação de Patro). Recentemente ainda gravou o seu primeiro DVD, que será lançado em breve nas lojas de todo o Brasil. Agora o Macucos parte para vôos ainda maiores, ultrapassando as fronteiras do Espírito Santo, para então consolidar o sucesso conquistado na terrinha, em todo o país.



COMPONENTES:
Fred Nery (voz)
Xande (guitarra e voz)
Gustavo "The Flash" (teclados)
Leomar (bateria e voz)
MÚSICOS DE APOIO:
Djalma (baixo)
Fábio (trombone)
Fabrício (trompete)
Ruy Wilker (percussão)



CURIOSIDADES:
- Macuco: do Tupi Ma'Kuku. Ave de coloração avermelhada com manchas transversais negras no dorso. Daí o nome Macucos, para homenagear um pássaro em extinção.
- O vocalista da banda Tribop de Jah, Fauzi Beydoun, participou das gravações do Cd "Macucos", na faixa "Stop" - a que mais se aproxima do reggae roots - e de Charlin, dos mineiros do Rasta Joint. A outra participação é do capixaba Rodrigo PP, na faixa "Cidade de Cor".
- A maioria das composições do Macucos são de autoria de Júnior Barriga e de seu pai, Beto Pepê. Segundo Júnior Barriga, os dois tem músicas para muitos discos do Macucos. "Temos mais de 150 músicas guardadas, para podermos falar de paz, amor, natureza e Deus por toda a nossa carreira".
- Em 2010, o Macucos gravou a música Tchau com o cantor de reggae Armandinho. No mesmo ano Macucos regravou uma música Outra Vida, de Armandinho, do CD Semente.



DISCOGRAFIA:
(2002) MACUCOS
01 - Mãe Natureza
02 - Aço e Concreto
03 - Haverá
04 - Cidade de Cor
05 - Além do Mar
06 - Os Meninos do Brasil
07 - Magia
08 - O Som Que Encanta
09 - Não Quero Mais
10 - Stop
11 - Meu Mar
12 - Fio de Navalha


(2003) MACUCOS AO VIVO (não é oficial)
01 - Mãe Natureza
02 - Aço e Concreto
03 - Cidade de Cor
04 - Coming From The Cold (Vou Apertar)
05 - Magia
06 - Fio da Navalha
07 - Além do Mar
08 - Meninos do Brasil
09 - Regueiros Guerreiros
10 - Haverá
11 - Stop
12 - Meu Mar
13 - Não Quero Mais

(2004) OS QUATRO ELEMENTOS
01 - O Poder da Chuva
02 - Festa Dub
03 - Chanson
04 - Foi Assim
05 - S.O.S Mar
06 - Sonho Rasta
07 - Folha de Jornal
08 - A Roseira e o Sabiá
09 - Terra Santa
10 - Luz
11 - Na Contramão
12 - O Dia D


(2006) SURF TRIP
01 - Na Beira do Mar
02 - Metáfora
03 - Soul Jah
04 - Quando a Chuva Cai
05 - Erga os Olhos
06 - Outra Vez
07 - Surf Trip
08 - Nessa Estrada
09 - Dia de Pólvora
10 - Se Cria
11 - Fora do Ar
12 - Tá Pra Nascer
13 - Só Depende


(2011) MACUCOS (CD Promo - distribuição gratuita)
Este CD foi lançado para divulgação da banda antes de lançar o CD/DVD gravado ao vivo para todo o Brasil. No CD contém os maiores sucessos da banda, mais 5 canções inéditas e ainda uma faixa interativa com o novo clip da banda, com a canção Tchau, com a participação do cantor de reggae Armandinho.
1. Tchau
2. Além do Mar
3. Aço e Concreto
4. Destino Incerto
5. Sonho Rasta
6. Meu Mar
7. Festa Dub
8. Rimoterapia
9. Haverá
10. Cidade de Cor
11. Outra Vida
12. O Som que Encanta
13. Foi Assim
14. Luz
15. Mãe Natureza
16. Menina do Hawaii


(2013) MACUCOS AO VIVO
01) O som que encanta
02) Aço e concreto
03) Meu mar
04) Menina do Hawaii
05) Sonho Rasta
06) Destino incerto
07) Tchau
08) Outra vida
09) Cidade de cor
10) S.O.S Mar
11) Haverá
12) Além do Mar
13) Rimoterapia
14) Luz
15) Stop
16) Festa Dub
17) Mãe Natureza




VIDEOGRAFIA:
(2013) MACUCOS AO VIVO
01) O som que encanta
02) Aço e concreto
03) Meu mar
04) Menina do Hawaii
05) Sonho Rasta
06) Destino incerto
07) Tchau
08) Outra vida
09) Cidade de cor
10) S.O.S Mar
11) Haverá
12) Além do Mar
13) Rimoterapia
14) Luz
15) Stop
16) Festa Dub
17) Mãe Natureza





CLIPES:
- Além do Mar (Gravado na cidade de Itacaré,/BA; Diretor: Johnny Araújo; Diretor de Fotografia: Arnaldo Mesquita; Gravadora: Sony Music)

- Tchau (Música de Jr. Barriga, Beto Pepê, Fred e Armandinho - Gravado em Vila Velha e Vitória/ES)

- Foi Sem Querer (participação de Tati, da banda Chimarruts, Gravado nas praias de Guarapari/ES)

- Worry Free



SITES:

Capa do CD independente da banda Macucos lançado no ano de 2002

Dentro do DVD Macucos Ao Vivo de 2013
Parte de trás do DVD Macucos Ao Vivo de 2013







Capa do Single "Além do Mar", lançado em 2002, pela gravadora Sony Music

Um comentário:

  1. Bom dia, desde que uma das minhas filhas, começou a curtir esta banda, fui procurar saber sua procedência com outras pessoas. E be surpresa, vi que "ela", tinha um gosto mais diferenciado do meu. Ela, já foi em vários shows, mas, enfim, gostaria de propor uma agenda , quem sabe, para dia 24, próximo, uma passada surpresa, como uma banda famosa faz em casamentos, quem sabe vocês pudessem fazer também, esurpreender está fã, seria o presente dos presentes. Esperançosa,neste pedido. ...aguardo.

    ResponderExcluir