segunda-feira, 5 de setembro de 2011

CORO E ORQUESTRA DOMINE MARIS

Formado em 2001, o “Coro e Orquestra Domine Maris” tem por principal objetivo executar e divulgar a música brasileira, erudita e popular, dos séculos XVIII e XIX. Seu efetivo de músicos foi, propositadamente, escolhido como representação fidedigna dos conjuntos brasileiros dos séculos XVIII e XIX. Variando em seu tamanho, o grupo pode se apresentar com seis ou mais integrantes, dependendo da obra a ser interpretada. O instrumental base utilizado é constituído de dois violinos, viola, violoncelo, contrabaixo, flautas, trompas, fagote e órgão. Na parte vocal, o grupo se apresenta com um ou quatro solistas e eventualmente um coral.

Grande parte das obras apresentadas pelo “Domine Maris” é ainda desconhecida do grande público e o resgate daquelas que não são tocadas a mais de cem anos, como em alguns casos, é uma de suas principais características. Parte de seu repertório está gravada no CD CREATOR ALME realizado em 2005 com o apoio de diversas empresas, entre elas a Arcelor/CST e a Marca Ambiental. 
O grupo tem atuado na capital capixaba, no interior do estado e fora deste, tendo realizado concertos em Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Seus integrantes são músicos conceituados dentro e fora de Vitória com vasta experiência no meio musical brasileiro e em alguns casos, internacional. Os concertos são realizados em igrejas, auditórios e teatros sempre com muito sucesso de público que, às vezes, retorna mais de uma vez para rever o programa.


COMPONENTES:
Katya Oliveira: soprano solo
Edinea Pacheco Stikan: mezzo-soprano
Lício Bruno: baixo
Fabricio Miyakawa: tenor
Micaela Berger: violino I
Heliomar Lira: violino II
Modesto Flávio: viola, direção musical
Ronaldo Sielemann: violoncelo
Michael Hochreiter: Contrabaixo    
José Benedito: flauta I
Michele de Almeida Rosa: flauta II
Ana Carolina S. Martins: fagote
Marcelo Rodrigues: trompa


DISCOGRAFIA:
(2005) CREATOR ALME
Criado em 2001, o Coro e Orquestra Domine Maris propõe-se a “executar e divulgar a música brasileira, dos séculos XVIII e XIX, fazendo um paralelo com a música internacional dos grandes    mestres como Bach e Vivaldi”. Desde então o grupo apresenta-se periodicamente em Vitória como também no Rio e Janeiro e  Minas Gerais. A consolidação desse trabalho pode ser verificada na audição do excelente CD “Creator Alme”, lançamento independente, gravado em 2005 na Faculdade de Música do Espírito Santo, cujo repertório são músicas sacras de compositores brasileiros dos séculos XVIII e XIX.
A formação básica do grupo consiste de um quinteto de cordas, duas flautas, duas trompas, fagote e quatro cantores.
No repertório, composições de Padre José Maurício, provavelmente o mais conhecido compositor brasileiro de música sacra, Manuel Augusto de Medeiros Senra, Francisco Gomes da Rocha, José Rodriguez Dominguez de Meirelez, Jerônimo de Souza Lobo, José Joaquim Paixão e Manoel Dias de Oliveira, sucedendo-se peças do rito religioso em latim. 
Conforme palavras do Bispo Dom Fernando Arêas Rifan, Administrador Apostólico Pessoal São João Maria Vianney, de Campos, “a música sacra possui uma especial sacralidade, piedade e unção que absolutamente não se conhece na música profana. Ela nos fala de Deus e a Ele eleva nosso pensamento. Ela nos põe numa atmosfera celestial.” Pois esse é o sentimento ao se ouvir o CD “Creator Alme” dada a pureza das melodias expostas e a delicadeza transmitida pelos seus executantes. 
1. Te Christe solum novimus (Moteto ao Pregador)
2. Creator alme siderum (Moteto ao Pregador)
3. Ave Maria
4. Invitatorium
5. O lingua benedicta
6. O Patriarcha pauperum (Moteto ao Pregador para a festa de São Francisco de Assis)
7. O vere Christe (Moteto ao Pregador)
8. Tremit mundus
9. Cantemus Domino
10. Vinea facta est
11. Attende Caelum
12. Sicut servus - Alleluia
13. Confitemini
14.. Laudate Dominum
15. Vespere autem
16. Magnificat


VÍDEOS/CLIPES:


SITES:

Nenhum comentário:

Postar um comentário