quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

ZÉ ANTÔNIO

José Antônio P. Monteiro, Zé Antônio ou ainda Tio Zé como é chamado pelas crianças, é capixaba, violonista, compositor e produtor musical, atuando em áreas distintas da arte no Espírito Santo. Musicou e fez a direção musical de diversas peças de teatro como "Ed Wilson O Bandido da Luz de Néon” com o "Grupo Ponto de Partida", "Auto de Frei Pedro Palácios” com o "Grupo Sol da Terra" (em cartaz por mais de 20 anos em Vila Velha), "História do Boi Tungão” com o "Grupo de Teatro Trupe Mecena", “Projeto Fuente Ovejuna” com o “Grupo Movimento, Barra, Clio, Ventania”. Em 1978 formou com junto com alguns amigos seu primeiro grupo musical "SAGRADA FAMÍLIA" com Francisco José (Chico Prado) no banjo , Mario Afonso III (flautas) e Darlisson Corrêa (Fon- Fon) ( Voz ) se apresentando em festivais universitários.
Na década de 80, fez parte do grupo musical "Roça de Milho" composto por Rodney d ' Assis (percussão), Darlisson Corrêa (voz e violão), Fábio Teixeira (voz e violão) e na segunda formação com Cezar Almeida (bandolim e bandola) e Paulo Netto (voz e percussão) e Ernesto Pachito (flautas), com temas autorais onde músicas e direcionados. Fez parte ainda de grupos de música e com formações como estilos diversos, só com o “ARTRAMA”, músicos Zé Moreira (guitarra e violão) e Salsa (sax e clarinete), jazz tocando estandart e músicas autorais, "Grupo JADE" de música instrumental, com Wantui Perim (bateria), Carlos Ferruth (baixo) e Katia Rocha (sax e flauta), e com o músico e baixista Djalma Pestana (1991), músico em bares da noite.
Foi como o Cochicho da Penha, Bar Beco, o Mistura Fina, Voz e Violão e Santé do Vitória Palace Hotel, dividindo como noites musicais com músicos de renome nacional como Tavinho Moura, Fernando Brant, Lô Borges e abrindo shows de músicos importantes como Milton Nascimento. Com seu parceiro Rodney d' Assis, numa Europa e parte passa cerca de 4 anos trocando experiências com músicos africanos, europeus e brasileiros tocando e cantando música brasileira. Junto ao "Sonia Meziat Trio os " Músicos com Ivan Meyer (sax), com Eva e Gancedo (teclado), e Grupo " QUIZUMBA " pela Espanha e Algarve (Portugal).
De volta ao Brasil, cria e produz uma infinidade de jingles alcançando o " Prêmio Colibri de Publicidade com "Espírito Santo, Terra do Beija-flor" e "Espírito Santo, Terra da Gente", trabalhou como oficineiro de música por 10 anos, não CPTT/PMV atendendo na recuperação de dependentes químicos , e como professor de musicalização. Formação da Banda de Congo da APAE/Vitória-ES, de fez direção musical em Cd's músicos capixabas como: Fábio Pimentel CD "Partido" , CD "Semelhança" do Grupo Semelhança, CD "Jesus, em ó Evangelho Canções " de Francisco Venturelli Zanon , CD "Feito Uma Mão" de Zé Moreira, CD "Vital Ser Feliz é" de Tribo Nascimento, CD "Opereta Cabocla" Banda de Congo da Barra do Jucu, CD "Banda de Congo Amores da Lua 50 anos ", CD " Brincar o Congo Não Espírito Santo" da Banda de Congo Panela de Barro de Goiabeiras" e CD "O Canto da Alma " da Associação de Bandas de Conga da Serra, musicou o Livro "O Cavaleiro Alumioso" de Marcus Nicodemos Cysne , e dez músicas de artistas sua autoria gravadas como Ester Mazzi "Notícias de Paris", Danilo Diniz CD "De Frente pro Mar " , Marcela Lobo CD "Dossiê", Fafi Via Cd's 1993-1994, o Grupo IMA, do CD "Todo dia É dia de Blues "Big Bat Blues faixa , o CD " Atmosfera Clara "Denise Pontes , Cd " coletânea Ilha em Movimento " / ES , Cd " Namorado do Brasil, coletânea de Madrid- Espanha Outros , entre . Em 1996, começa mais direcionado do trabalho ao em fase mercado de música infantil, criando musicas de cunho educativo e lança quatro anos depois, o seu primeiro CD solo infantil " Brincando no Jardim de Infância ", 2000 , logo depois, o CD " VEM CANTAR COM A GENTE , e de Lançamento o CD " Serelepe ". 
Com Uma Apresentação de Seu trabalho " QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA " vem fazendo palestras e capacitando professores da Rede Pública em municípios como Colatina , São Roque do Canaã , Boa Esperança, Iconha , Irupi , Pinheiros , Vila Domingos Martins Velha , no Espírito Santo , utilizando a música em sala de aula como instrumento de aprendizagem e comportamento. É professor na Babylandia CEI, CEI Leão Marinho e Oficina de Artes Vitória.  


DISCOGRAFIA:
(2000) BRINCANDO NO JARDIM DE INFÂNCIA












(2008) VEM CANTAR COM A GENTE












(2010) SERELEPE













CONTATO:


SITES:

Nenhum comentário:

Postar um comentário