O Tramanda é uma banda de reggae capixaba, formada em 2005, com o nome “Raiz Ativa”, no bairro Bela Aurora, em Cariacica/ES, porém em 2007 passou a se chamar Tramanda. O nome da banda veio da música “Reggae das Tramandas”, do artista Armandinho, referência para a banda. A banda Tramanda já obteve conquistas importantes, como: 2º lugar no Festival de Novos Talentos de Vila Velha em 2009; show no Réveillon 2009/2010 na Praia de Itapoã, em Vila Velha; participação no Festival Omelete Marginal, um dos principais festivais de música e arte do Espírito Santo, realizado na Praça do Papa; 1º lugar por duas semanas seguidas no top 10 do programa "Beco Du Reggae", na Universitária FM (104.7); uma das seis bandas escolhidas pela rádio Jovem Pan FM para se apresentarem no FESTIVAL DE ALEGRE, em 2009; participação no show de comemoração dos 475 anos de Vila Velha, na Prainha, junto com a banda Macucos, em 2010.
Os integrantes se conheceram no colegial e tiveram a idéia de criar uma banda para se divertir nos finais de semana. A diversão foi ficando séria e a banda acabou se tornando parte importante na vida de cada um. As dificuldades vieram, mas mesmo assim a banda Tramanda não desanimou, superando inclusive a perda de um integrante, o baterista João Paulo, morto após sofrer um acidente de moto no dia 15 de maio de 2005. Sua perda foi um grande choque para todos, mas passado um tempo a banda estava recuperada e Julio Andrade, que era guitarrista de outra banda e irmão de João Paulo, assumiu as baquetas.
Com influências musicais de Armandinho, Maskavo, Casaca, Macucos, Bob Marley, Natiruts, Skank, Cidade Negra e muitos outros, o Tramanda faz um som bem animado e mistura reggae, pop e rock em melodias com letras que falam das coisas boas da vida.
A banda busca agora divulgar o trabalho, fazendo shows e levando a sua música para rádios locais, e já conta com o apoio de algumas pessoas que ouviram e gostaram do som do Tramanda, como o cantor e compositor Amaro Lima, que convidou a banda para participar do “Circuito Satelite Musical”, uma ótima oportunidade para as bandas novas divulgarem seu trabalho.
Com um reggae jovem e descontraído o grupo lançou, neste ano de 2011, o EP "Dia de Surf", consagrando cinco anos de carreira musical.
O álbum é composto de três canções próprias: "Olhos verdes e um perfume", "Free Style", além de "Dia de Surf", atual música de trabalho, que dá nome ao EP e foi veiculada por três meses consecutivos na Rádio Cidade.
Para o músico Amaro Lima, ex-integrante do Manimal, um grande diferencial da banda é a performance no palco. "O que mais me chama a atenção no Tramanda é a energia e o desprendimento que eles demonstram. Ver um show da banda é garantia de diversão. Eles têm uma energia que contagia a quem está assistindo", destaca Amaro Lima.
Toda essa vitalidade, além de garantir a presença de um público fiel às apresentações, gera também grande reconhecimento e feedback por meio da internet. Prova disso é que a página www.myspace.com/tramanda, onde estão disponíveis algumas músicas do grupo, é um verdadeiro sucesso, tendo registrado mais de 12 mil visualizações.
A atual música de trabalho da Banda Tramanda é "Dia de Surf", que já se tornou sucesso nas rádios capixabas. Esteve, durante duas semanas, entre as dez mais votadas no Programa Beco du Reggae, da Rádio Universitária FM, e foi também veiculada por três meses consecutivos na Rádio Cidade.
COMPONENTES:
Ruan Rodrigues (vocal)
Renan Rodrigues (guitarra e voz)
Rohary Fernandes (baixo)
Jasão Rock (guitarra)
Julião (bateria)
Vitim Moraes (percussão)
Lelo (teclado)
DISCOGRAFIA:
(2011) DIA DE SURF
01-Olhos Verdes e um Perfume
02-Free Style
03-Dia de Surf
VÍDEOS/CLIPES:
CONTATO:
(27) 3335-0838
(27) 9721-9590
SITES:
pt-br.facebook.com/bandatramanda