quinta-feira, 28 de agosto de 2014

TURI COLLURA

Pianista, compositor e arranjador, Turi Collura mora estavelmente no Brasil desde 2002, onde acumula extensa carreira nas qualidades de instrumentista e educador musical. Graduo-se na Itália em Disciplinas da Música com ênfase em educação musical (Universidade de Bolonha) e na Escola Cívica de Jazz (Milão). 
Turi é autor do método em 2 Volumes "Improvisação: práticas criativas para a composição melódica na música popular", publicado pela editora Irmãos Vitale, hoje considerado um verdadeiro best seller editorial, e referência bibliográfica em diversas instituições e universidades do país.
Publicou, em 2009, o método "Rítmica e levadas brasileiras para o piano", em livro e Dvd.
Em outubro de 2013 lançou seu quarto livro: "Piano Bossa Nova: método progressivo" (livro + Dvd). O método está sendo traduzido para o inglês.
Como professor, lecionou de 2003 a 2012 na Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES), onde coordenou o Departamento de Música Popular, por ele fundado. Ministrou as disciplinas Harmonia, Improvisação, Piano Popular, Prática de Conjunto e História e Estética do Jazz. 
Acumula passagens como educador por diversas instituições no Brasil (FASM-Faculdade Santa Marcelina-SP; Conservatório Souza Lima-SP; Conservatório de Música de São João del Rei-MG; TKT Musical-SP; UFES-Universidade Federal do ES; CAEM-SP; Instituto Musical Márcia Couto, Maringá-PR; Intermezzo, São Paulo-SP; Escola de Música Rafael Bastos, Florianópolis-SC; Instituto Musical Souza & Muzir, Serra-ES, entre outras); UFMA (Universidade Federal do Maranhão), FAMES Faculdade de Música do Estado- ES; Escola de Música Lilah Lisboa em São Luiz do Maranhão/MA;Festivais (Festival de Música de Curitiba-PR; Festival de Música de Itajaí-SC; Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins-ES) Congressos (CAEM-SP) e instituições estrangeiras (Escola Cívica de Jazz- Milão; Scenario Pubblico-Catania) entre outras. 
É Mestre pela UFES, Universidade Federal do Espírito Santo (2011) e pós-graduado pela mesma instituição (2007). 
Foi colunista da revista Teclado e Piano de 2006 até a última edição (2009). Também publica artigos nas revistas No Tom e Roland Brasil. 
Ativo como pianista e compositor, produziu em 2007 seu primeiro CD autoral "Interferências", gravado no Rio de Janeiro, com músicos de renome internacional (Nelson Faria, Ney Conceição, Daniel Garcia e Rafael Barata, Daniel Dias, entre outros). 
Em 2011 lançou seu segundo CD, "Conversa na Vila", uma homenagem a Noel Rosa, que teve a participação do grupo carioca Arranco de Varsóvia e de outros músicos de renome (Domingos "Bilinho" Teixeira, Zé Luiz Maia, Márcio "Hulk", Joana Queiroz, Andrea Ernest, Edu Szajnbrum, João Schmid, Neusinha Escorel, Marcelo Escorel). 
No final de 2008 idealizou e produziu o espetáculo "Cartoons em Jazz", que reune música, teatro e projeções video, apresentando-se em Vitória (Projeto Luzes e Aplausos do Teatro do SESI; Programação Cultural das prefeituras de Vitória, Serra e Vila Velha; Spírito Jazz) e no Rio de Janeiro (Cinematéque). O espetáculo "Cartoons em Jazz" foi eleito por um juri do jornal A Gazeta entre os melhores shows de 2008, junto a Ney Matogrosso, Hamilton de Holanda, Paralamas e Titãs. 
Em julho de 2011, na Câmara Municipal de Vitória, recebe a Comenda "Maurício de Oliveira" para a "Honra ao Mérito", pelos serviços prestados à população capixaba. 
Atualmente, Turi prepara seu novo trabalho "Piano Brasileiro". 
É membro da IASJ, International Association of Schools of Jazz. 
Ministra oficinas e workshops em várias instituições brasileiras e internacionais. 
Turi é endorser dos produtos Powerclick.




DISCOGRAFIA:
(2007) INTERFERÊNCIAS
Neste CD, procurei tirar uma fotografia das minhas experiências musicais, vividas em diferentes lugares. Aqui se encontram misturados, ao mesmo tempo, a Sicília e o mediterrâneo, a África e o espiritualismo de Coltrane, a grande paixão pelo jazz, a música contemporânea européia e a música brasileira. Afinal, sou um homem do terceiro milênio e o efeito disso sobre minha música são composições caracterizadas por interferências que se entrelaçam.
Sempre fui fascinado pela espontaneidade do gesto musical, pela casualidade que surge em um determinado momento, em um certo lugar. Isso é o que mais me interessa: o resultado de um instante único, de um sentimento traduzido em música. Chamei, para essa fotografia, tirada no Rio de Janeiro no começo de 2007, pessoas únicas, que contribuíram generosamente à realização desse trabalho gravado "à vera", sem clique e todos juntos, com o mínimo possível de edições posteriores.
01-Ubuntu
02-Dois de dois
03-Les Halles (Paris 2006)
04-Boppin
05-Flor
06-Papo furado
07-Mais lá
08-Rosa casou
09-Blues para John
10-Horizonte



(2011) CONVERSA NA VILA
No tempo de Noel, os discos eram gravados em cilindros de cera, e as primeiras rádios AM eram a última moda. Cronista e observador atento de seu tempo, modernista e inovador, o Poeta da Vila deixou letras e melodias que continuam atuais nos dias de hoje, era das naves espaciais e dos iPads. 
01-Quem ri melhor
02-Mentir
03-Cem mil réis
04-Cidade mulher
05-Filosofia
06-Fita amarela
07-Tarzan
08-Seja breve
09-Até amanhã
10-Último desejo




VÍDEOS:




INTERNET:





Nenhum comentário:

Postar um comentário