terça-feira, 26 de agosto de 2014

GUSTAVO MACACKO

Cantor. Compositor. Cronista. Instrumentista (guitarrista e violonista). Produtor (cultural e musical). Filho de pais nordestinos, nasceu em uma maternidade na cidade de São Simão (GO). A cidade inundou e por isso seu registro de nascimento foi feito em Uberaba (MG). Formou-se em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Em 2011 mudou-se para o Rio de Janeiro.
Nos anos de 2000 a 2007 integrou a Banda Símios, com a qual lançou três CDs de músicas autorais. Foi o idealizador do grupo percussivos autoral Bloco Bleque, com o qual realizou três turnês pela Europa, passando pelo festival de Montreux (Suíça) e a “Tomada da Bastilha”, na França. Em 2010 lançou seu primeiro CD solo “Macaco, Chiquinho e o Cavalo”, que incluiu as músicas de sua autoria “A sorte de ter a bússola sem norte” (c/ Fê Pascoal e Fred Entringer), “Meu mundo” (c/ Alex Lima), “Caos do equilíbrio”, “Complexo messiânico” (c/ Mien). Ao lado de Maurício Baia foi responsável pela direção musical do projeto “BG Sessions”, no Rio de Janeiro, que juntou no palco artistas da cena contemporânea autoral carioca. Em parceria com o produtor musical Shilon, assinou a direção musical e artística do projeto “Nu jardim dos encontros e desencantos”, encontro trimestral com o objetivo de integrar artistas a cena autoral, semeando novas parcerias, em um ambiente intimista no bairro Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. Em 2012 lançou a música “Só tem jogador”, uma parceria com Gabriel o Pensador, que foi tema do jogo de videogame “Fifa Soccer 12” e do “Campeonato Brasileiro 2012” no canal Sportv. Formou, ao lado de Brunno Monteiro e Juliano Rabujah, o trio Trova à Troá.   Em 2013 fez cinco apresentações no festival “Brasicalata Tour”, na Itália com o Bloco Bleque. Nesse mesmo ano lançou o CD “O Macaco e a Baleia para crianças de todas as idades”, voltado para o público infantil. Participou do projeto “Cabine 103”, da cantora Julia Bosco, em homenagem ao compositor Sérgio Sampaio.
No ano de 2014,  o cantor e compositor Gustavo Macacko se define como "descendente de família nordestina, capixaba de coração, goiano de nascença e mineiro no registro e atualmente reside no Rio de Janeiro". Respeitando o coração, deixamos ali em cima a bandeira do Espírito Santo.
Macacko lançou seu terceiro disco, “Despontando para o anonimato”, em três trilogias de três canções cada. Em julho de 2014, liberou o álbum completo, com participação de Julia Bosco e Otto e produção de Shilon Zygel.
Além do trabalho solo, Macacko tem outros projetos como "Cabine 103", no qual divide a cena com Julia Bosco em tributo a Sergio Sampaio. Promove também o sarau “Nu Jardim dos Encontros e Desencantos”, com sua música autoral, de três em três meses, recebendo músicos, DJs e outros artistas no estúdio Jam House.
O título do álbum é uma crítica à (atual?) necessidade de auto promoção social e a força de quem acredita na realização. O número de canções do disco e o lançamento na forma de trilogias tem base em referências cinematográficas e no misticismo em torno do número 3.
"Às 9:33 é o lançamento da Trilogia 1 do álbum "Despontando para o Anonimato". O desprendimento de estar in e sentir-se "Hoje sem Mim", o símbolo na forma de uma "Montanha" e o heterônimo e personagem "Zé Berlim Carajás. As pré vendas online dos 333 exemplares bíblicos iniciam-se na quinta às 15:33". 
E é isso mesmo. O álbum físico virá em formato de Bíblia e a pré-venda será através do site Embolacha, com 333 exclusivos exemplares destinados aos fiéis.
O álbum foi todo gravado no estúdio de Shilon Zygiel (que é diretor do Circo Voador) na distante e rural Vargem Pequena, no Rio de Janeiro. Julia Bosco divide os vocais em “Mulher Independente” e o pernambucano Otto faz uma participação na primeira parceria dos dois, chamada “Cada Fernando uma Pessoa”, uma homenagem ao poeta Fernando Pessoa e seus heterônimos.
A banda base foi formada por três músicos capixabas que o acompanham desde os tempos em que morava no Espírito Santo: Caio Metteoro (bateria), Tatiana Mancebo (vozes e escaleta) e Bruno Massa (baixo e voz). Completam o time Pedro Augusto (teclados) e Shilon (guitarras). 
O disco contou ainda com as participações especiais dos músicos Pedro Mibielli (Violinos, Viola e Arranjo de Cordas), Pepê Barcellos (Guitarras), Oswaldo Lessa (Sax), Dudu Santana (Trompete) e Fabrizio Iorio (Melotrom).
Macacko lançou seu primeiro disco solo, "Macaco, Chiquinho e o Cavalo", em 2010. É idealizador do grupo capixaba percussivo Bloco Bleque e já realizou turnês pela Europa, passando pelo festival de Montreux na Suíça e a Tomada da Bastilha na França. Em parceria com Gabriel Pensador, lançou a música tema do game Fifa Soccer 12 e do Campeonato Brasileiro 2012 no Sportv, chamada “Só tem Jogador”. 
 Recém chegado ao Rio de Janeiro, foi idealizador e assina a direção musical e artística do "Nu Jardim dos Encontros e Desencantos", um encontro trimestral que já está indo para a sua oitava edição, com o objetivo de semear parcerias e oxigenar a cena autoral integrando artistas, profissionais da área musical e cultural em um ambiente intimista.




DISCOGRAFIA:
(2010) MACACO, CHIQUINHO E O CAVALO
1- A Sorte de ter a bússola sem Norte
2- Complexo Messiânico
3- Piquenique num Vulcão
4- Tijolo
5- Silvia Sangue Bom
6- Solto por Nós
7- O Caos do Equilíbrio
8- Poesia de Qualquer Bobagem
9- Meu Mundo



(2013) O MACACO E A BALEIA PARA CRIANÇAS DE TODAS AS IDADES
01-Hey gatinha
02-Meu pai está tão bravo
03-O Pato Empatado 
04-Bicho Grilo 
05-Boi da Cara Preta 
06-Papinha 
07-Lá Vai o Trem 
08-Pir Pir Lim Lim Pim Pim 
09-Mundo Coração 
10-Controlar Meus Sonhos? 
11-Perdi Meu Anel no Mar 
12-Alecrim 
13-Dinossauros e Ets 
14-Catarina



(2014) DESPONTANDO PARA O ANONIMATO
01-Hoje sem mim
02-Montanha
03-Zé Berlim Carajás
04-66
05-Matemágicka
06-Cada Fernando Uma Pessoa
07-Com a certeza de quem não sabe nada
08-Mulher independente
09-O passo e o escuro





VÍDEOS/CLIPES:





SITES:
http://www.territoriodamusica.com/noticias/?c=35943

Nenhum comentário:

Postar um comentário