quarta-feira, 30 de outubro de 2013

FORRÓ RAIZ

O Forró Raiz surgiu em outubro de 1999. Itaúnas, terra natal do vocalista Rafael Boca, é uma das inspirações do grupo. A banda desde que nasceu é presença confirmada na maioria das festas do Estado em que o forró está presente. Entre os principais eventos citamos a programação de verão de Vitória em que a banda reuniu um público médio de oito mil pessoas. Em pouco tempo se apresentou nas principais casas de forró do Espírito Santo, incluindo o Festival de Itaúnas.
O grupo já se apresentou em shows com Dominguinhos e Zé Geraldo. Fizeram também apresentação no Festival de Forró das praias do Pontal. Uma das primeiras apresentações do grupo, fora do Espírito Santo, foi em uma excursão ao sul da Bahia. Na cidade de Vitória-ES, entre diversos shows, a banda apresentou-se na praia de São Pedro, com Jorge Aragão. O Forró Raiz tem público cativo na Grande Vitória e em outras regiões do Estado. Em turnê pelo sul da Bahia, agitou os turistas. A massa forrozeira se rendeu ao som da banda.
Em 2002 lançou seu primeiro CD, denominado "Ensinando Forro". Bem recebido por critica e publico o trabalho frequentou um número interminável de shows, apresentações e muito forro, que veio trazer para o grupo o reconhecimento por parte da imprensa e dos contratantes. Com um trabalho meticuloso de produção o Forró Raiz se tornou conhecido também pelo profissionalismo com que se apresenta pelo cumprimento de seus contratos e pela qualidade do público que o acompanha. O público jovem é predominante e o segmento universitário encontra nas apresentações do Forró Raiz uma oportunidade não só de dançar e ouvir um forró de altíssima qualidade mas também, de encontrar os amigos da "facu" que frequentam e alegram este meio que valoriza a musica do Forró e gosta da tradição alegre e pacífica de um bom "rastapé".
O ritmo especial do grupo sacudiu Porto Seguro e Arraial D’arruda. No Rio de Janeiro, apresentações na cidade, no balneário de Atafona e em Campos. Em Minas Gerais, o Lapa Mult Show em Belo Horizonte também recebeu a energia da banda. Sem dúvida, a banda é a preferida dos forrozeiros capixabas (fonte: caderno AT2 do jornal A Tribuna de 26/06/02 e 27/06/03). No Vitória Music Festival, realizado em maio/02, a banda alcançou o 1º lugar no estilo forró com a música “Ensinando Forró”, ficando com o prêmio de terceiro lugar geral entre mais de 3000 inscritos. Esta música faz parte do cd forró universitário volume 2 da gravadora Paradoxx Music de São Paulo. Em 2003, a participação no Festival de Alegre tornou o currículo da banda ainda mais nobre. Composições próprias são marcas registradas do grupo. O Forró Raiz lançou seu primeiro cd, denominado Ensinando Forró, em 2002, que tem participações das bandas Capixabas Casaca, Mahnimal e Java Roots. Em 2006 a banda fez apresentações em Recife-PE e esteve em Caruaru, onde acontece o Maior São João do Mundo.
Em 2011, a banda Forró Raiz, lançou o segundo CD de sua história de 12 anos, o disco é totalmente independente e conta com participações de artistas reconhecidos nacionalmente. Tato Falamansa, Dominguinhos, Trio Virgulino (SP) e Trio Nordestino (RJ) se apresentam em quatro faixas, das 11 que compõem o álbum.
O nome do disco é o mesmo da faixa seis do set list. "Mundo Estreito" tem vocais de Dominguinhos, que na letra já afirma: "...Forró Raiz são vocês que vão levar a música nordestina adiante. Pau no burro meu irmão...". Segundo o vocalista Rafael Boca, o músico, que estava em Vitória para uma apresentação, ouviu a base da canção e aceitou de pronto gravar uma parte.
"Não tínhamos mixado a faixa ainda. Nosso produtor foi buscar o Dominguinhos no aeroporto para o show que ele faria em Vitória e na viagem colocou a música para tocar, ainda no carro. O Dominguinhos não tem costume de gravar músicas sem antes ouvir ou ler a letra, mas, assim que ouviu, perguntou quem estava cantando. O produtor disse quem éramos e que gostaríamos de ter a participação dele na faixa. Acabou que o Dominguinhos disse: 'Gostei da musica e da letra. Não vou nem colocar nem sanfona. Pode mandar para São Paulo que eu gravo'."
"Mundo Estreito" é composto, em sua maioria, de músicas românticas. A faixa com participação de Tato Falamansa não poderia ser diferente. Em "Deixa Chover", ele expressa com a banda todo esse sentimento: "...mas se chover que chova gotas de amor, pétalas de flor pra te enfeitar...".
Entre as faixas inéditas, que ainda falam de sustentabilidade - faixa "Verde Reação", o disco ainda apresenta uma regravação da música "Nós Dois", gravada no primeiro CD. "Colocamos uma nova roupagem na música. Ela veio com uma sonoridade de forreggae (forró+reggae). Escolhemos ela para repetir porque é uma música que sempre é pedida nos shows pelos fãs", comenta Rafael.
Com o novo disco, a banda agora pretende alcançar o mundo. "No que pudermos abranger e o mundo se torne estreito pra gente, estaremos felizes. Queremos ganhar divulgação e levar nossa música e som para o planeta", finaliza o vocalista.



COMPONENTES:
Léo Liberato: violão e guitarra
Rafael Boca: zabumba e voz principal
Hebert Cestaro: triângulo e back vocal
Jardel Ferreira: acordeon e voz
Willian Girelli: percussão e efeitos
Willian Amaral: contra-baixo










DISCOGRAFIA:
(2002) ENSINANDO FORRÓ
01 – Lembranças
02 – Vem Me Xamegar
03 – Canção Pra Ela
04 – Ensinando Forró – Dodô Pé-de-Cana
05 – Forrócongo
06 – Nós Dois
07 – Encontrei
08 – Olha a Menina Como Passa
09 – Brilho de Gaia
10 – Forró Diferente
11 – Sem Você Não Dá
12 – Pra Falar de Amor
13 – Xote de Itaúnas
14 – Arrasta-Pé do Raiz


(2011) MUNDO ESTREITO
01-Uma Grande Saudade
02-Só Vivo Pensando em Você
03-Anjo
04-Padecendo
05-Os Cabras do Forró
06-Mundo Estreito
07-Deixa Chover
08-Cheiro de Rosa
09-Verde Reação
10-Não Fico Sem Ninguém
11-Nós Dois



SITES:





Nenhum comentário:

Postar um comentário